Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 23 de Fevereiro de 2010 às 07:27
Por: Vívian Lessa

    Imprimir


O aumento de 4,56% no volume exportado de carne bovina em Mato Grosso, que passou de 10,73 toneladas, registrado em dezembro, para 11,23 toneladas em janeiro deste ano, demostra reação no setor da pecuária do Estado. Os dados fazem parte do levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Segundo o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, os números mostram reação positiva na cadeia da carne mato-grossense.

Mas, de acordo com ele, o desempenho será contínuo se houver reestruturação no parque industrial de Mato Grosso. "Não podemos é ficar com 35% da capacidade de abate no Estado comprometida pela paralisação de 14 unidades frigoríficas". A expectativa do setor pecuário é de que o patamar de exportação em 2010 atinja os índices de 2008 em que a média mensal foi de 18,978 mil toneladas (equivalente carcaça). Em 2009 a média foi de 15,472 mil 18,5% menor.

No entanto, para o presidente do Sindicato dos Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo), Luiz Freitas, o aumento nas exportações indica uma falsa recuperação do setor, que demonstra desempenho negativo sobre os patamares de 2009. "Estamos com dificuldade na compra do gado". Ele esclarece que a capacidade de abate dos frigoríficos está ociosa em 40%. Isso quer dizer que, ainda tem espaço para abater um volume de 11,64 mil cabeças/dia nos frigoríficos mato-grossense, da capacidade total estimada no Estado do abate de 29,1 mil animais diariamente.

"A demanda das unidades que estão paralisadas foram absorvidas pelas que ainda continuam na ativa". De acordo com Freitas, o setor não tem boas estimativas para este ano.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142067/visualizar/