Gestores dos CAEs garantem que encontro foi positivo
Os gestores dos Centros de Atendimentos Empresarias (Cae) fizeram uma avaliação positiva do encontro realizado nesta segunda-feira (22), no auditório da Federação do Comércio. Além da apresentação de todas as linhas de incentivos oferecidas pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), os gestores puderam conhecer um pouco do trabalho das vinculadas e, de um dos principais parceiros, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Para Ilda Maria de Campos, de Sapezal, onde o Cae funciona faz 5 meses, só é possível auxiliar o empresários depois de conhecer bem os caminhos que deve ser percorrido e as pessoas que devem ser procuradas na hora de pleitear um benefício, empréstimo ou incentivo fiscal. “O nosso maior problema ainda é a exigência da garantia. Os micro e pequenos empresários não tem essa garantia e isso desanima um pouco”.
O secretário de Indústria, Comercio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, garante que estes encontros serão freqüentes em 2010. Na opinião dele, a reunião com estes gestores é importante para que haja uma troca de informações. “Assim podemos saber as necessidades de cada um deles e quais as principais dificuldades que enfrentam no cotidiano”.
A gestora Cláudia Bassan de Campo Novo dos Parecis, onde o CAe funciona faz 5 meses, diz que um dos empresários do município já conseguiu aprovar um empréstimo junto ao Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic). “Temos mais 3 em andamento. Tenho certeza que serão aprovados em breve”.
Para os gestores Ricardo Lopes da Silva Cunha e Fernando Hermenegildo, de Tangará da Serra, o resultado foi positivo. “Dividimos nossas angustias e descobrimos que não estamos sozinhos nas dificuldades. É bom porque trocamos experiências e voltamos com soluções. Acho que estes encontros devem acontecer frequentemente”.
Comentários