Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 22 de Fevereiro de 2010 às 21:07
Por: Patricia Zwipp

    Imprimir


Getty Images
Atividades como leitura, jogos de tabuleiro e exercícios físicos diminuem as chances de Alzheimer
Atividades como leitura, jogos de tabuleiro e exercícios físicos diminuem as chances de Alzheimer

Problemas de visão sem tratamento não prejudicam apenas as atividades corriqueiras dos idosos. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, aumentam o risco de desenvolver o mal de Alzheimer.

Para chegar a essa conclusão, Mary A M. Rogers e Kenneth M. Langa acessaram dados de 625 pessoas de 1992 a 2005, disponibilizados pelo Medicare (programa americano que fornece seguro de saúde a pessoas com mais de 65 anos).

A análise mostrou que pessoas com baixa visão e que visitaram o oftalmologista ao menos uma vez por ano para exames tinham 64% menos probabilidade de apresentar a demência.

Apenas 10% dos beneficiários que receberam o diagnóstico do mal contavam com excelente visão no início do estudo, enquanto 30% dos que mantiveram a cognição normal enxergavam bem.

Mas qual é a relação entre a visão e a patologia? A resposta vem ao encontro dos conselhos que os médicos especialistas no assunto sempre deram e foi ratificada pelo site Science Daily: atividades como leitura, jogos de tabuleiro e exercícios físicos diminuem as chances de Alzheimer.

Por consequência, que tem dificuldades para enxergar não as executa, deixando de exercitar a mente e propiciando o aparecimento da doença. Os resultados foram divulgados na versão online da publicação American Journal of Epidemiology. 





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142104/visualizar/