Quase 144 mi de clientes têm conta pré-paga, contra 30,3 mi com celular de conta
Cadastro de bom pagador deve dobrar número de pós-pagos
A quantidade de clientes com telefones celulares pós-pagos poderia crescer mais de 100% no Brasil com a implantação do cadastro positivo, um modelo de concessão de crédito que avalia o histórico de endividamento do cidadão e a forma de pagamento de dívidas com bancos, no comércio e em contas como luz, água, telefone e gás. A estimativa é de um levantamento da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira (22).
Existem hoje no Brasil, segundo as empresas de telefonia, 143,6 milhões de clientes com celulares pré-pagos, contra 30,3 milhões com aparelhos pós-pagos. Isso significa que menos de 20% da base de clientes são pós-pagos, contra média de 40% no mundo. O presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, estima que a quantidade de clientes com planos pós-pagos dobraria com o sistema.
- A regulamentação do cadastro positivo promoveria uma reacomodação deste cenário e o sistema pós-pago ficaria com 61,1 milhões de usuários, um ganho de 101,3%. É um crescimento que nenhuma ação de marketing sozinha alcançaria.
No Brasil, boa parte dos consumidores de telefonia pré-paga recorreu a essa modalidade porque obteve reprovação de crédito junto às companhias, pois as operadoras não ainda não têm informações suficientes para avaliar, com precisão, a capacidade desses consumidores pagarem as dívidas. O cadastro positivo eliminaria este problema.
Caso o sistema fosse implementado, os consumidores de celulares de conta nos Estados do Norte, que somam pouco mais de 1 milhão, quadruplicaria e chegaria a 4,134 milhões. Já no Nordeste, o grupo de clientes pós-pagos triplicaria – passaria de 4,112 milhões para 13,12 milhões.
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