Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 22 de Fevereiro de 2010 às 11:48

    Imprimir


A montadora japonesa Toyota Motor conseguiu economizar mais de US$ 100 milhões em 2009 após negociar com as autoridades americanas, com um acordo para a realização de um recall limitado de "equipamentos" nos modelos Camry e Lexus ES350, no caso envolvimento a falha no pedal do acelerador, segundo reportagem do diário financeiro americano "The Wall Street Journal" ("WSJ").

A reportagem cita um documento intitulado "Ganhos para a Toyota --Grupo de Segurança", apresentado pelo responsável pela empresa nos Estados Unidos, Yoshi Inaba, com data de 6 de julho de 2009.

O documento foi obtido pelo Comitê de Regulação e Reforma do Governo da Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados). Inaba e o presidente da Toyota, Akio Toyoda, devem testemunhar perante o comitê nesta quarta-feira (24).

No último dia 9 a Toyota anunciou um recall de 437 mil unidades de veículos híbridos --equipados com motores convencionais a combustão e elétricos--, incluindo o modelo Prius, um dos principais produtos da montadora. Com isso, o megarecall anunciado pela empresa chegou a cerca de 8,5 milhões de carros.

"Os órgãos reguladores fizeram a devida inspeção uma vez que o problema foi trazido a seu conhecimento? A Toyota levantou os problemas em potencial com os órgãos reguladores logo que constatou a existência de um problema?", questionou Kurt Bardella, porta-voz do líder republicano no comitê, Darrell Issa.

Em um comunicado, a Toyota declarou que sua "prioridade é a segurança dos clientes e concluir o contrário a partir de uma apresentação interna é errado", segundo reportagem no site do diário americano "Detroit Free Press".

Na quarta-feira (17) a Toyota informou que investiga um possível defeito na direção assistida de seu modelo Corolla e retirará veículos se forem constatadas tais falhas. O vice-presidente da montadora, Shinichi Sasaki, disse que o número de denúncias até então era inferior a cem unidades.

Sobre a falha no acelerador, a montadora anunciou que equipará todos os novos modelos com um dispositivo de freios atualizado para evitar acidentes de trânsito. O dispositivo corta o motor quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142166/visualizar/