Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 21 de Fevereiro de 2010 às 13:05
Por: Denise Souza

    Imprimir


O horário de verão acabou na madrugada de sábado (20.02) para domingo (21.02) e, durante esse período, moradores de sete Estados que sofreram a mudança no relógio, mais o Distrito Federal, economizaram uma quantidade considerável de energia elétrica.

O Procon Estadual orienta os consumidores mato-grossenses a terem atitudes conscientes que ajudam na economia de energia e de outros recursos naturais. Segundo a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, com o término do horário de verão cresce o número de consumidores que não entendem o acréscimo no valor da fatura de energia elétrica e procuram o Procon. “Nesse período a conta de energia geralmente fica mais cara, pois o consumidor recebe a diferença referente ao valor que antes economizava, pois ainda estava dia nas horas de pico”, explica.

Um dos princípios da Política Nacional de Relações de Consumo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), assegura a educação e a informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, para melhoria da relação consumerista. A área de educação para o consumo do Procon Estadual tem o objetivo de alertar a sociedade da capital e do interior do Estado nesse sentido, seja em palestras em escolas ou centros de convivências, ou mesmo, atendendo pedidos de fornecedores para receberem capacitação dos servidores do órgão. “Explicamos o que a lei 8.078 (CDC) assegura aos consumidores e propomos uma mudança de hábito, pois pequenas atitudes contribuem com a economia doméstica”, afirma a gerente Técnica do órgão, Eneide da Cruz Modesto.

O órgão de defesa do consumidor mato-grossense acredita que algumas dicas práticas podem ajudar a proteger o planeta.

Confira:

- Faça economia com a geladeira. Antes de cozinhar, retire todos os alimentos de uma só vez e não coloque o aparelho próximo ao fogão.

- Prefira produtos com o selo Procel e escolha os com baixo consumo energético.

- Evite usar aparelhos elétricos ou eletrônicos no horário de pico.

 - Economize energia ao lavar e passar a roupa. Use a máquina de lavar roupa ou louça apenas quando estiverem cheias.

- Não deixe seus aparelhos na função stand by.

- Ilumine sua casa sem desperdício. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

Outras informações podem ser obtidas no Procon Estadual, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés.

Os telefones de contato do órgão são 151 e 3613 8500.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142260/visualizar/