Famílias vão perder vários benefícios
Famílias desabrigadas que estiverem em listas de espera de casas e constarem em novo programa habitacional ou para pleitear novas casas junto à Prefeitura perderão o direito de benefícios sociais do governo federal. A duplicidade de cadastro fará com que elas fiquem sem auxílios como o Bolsa Família. A informação é do presidente da Agência Municipal de Habitação Popular de Cuiabá, João Emanuel Lima. "Aqueles que foram contemplados com casa, serão informados à Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano para serem retirados dos benefícios federais, como Bolsa Família, Bolsa Escola e Vale Gás".
O gerenciamento do cadastro dos benefícios é de responsabilidade da Prefeitura.
Ele cita que seis, das 19 famílias desabrigadas do bairro Praeirinho, já fazem parte de um programa emergencial da construção de casas no bairro. A constatação faz parte do cruzamento de dados e levantamento inicial da Agência Municipal de Habitação Popular. "Dos 19 que estão no ginásio Dom Aquino, seis estão contempladas no programa do Praeirinho".
As famílias foram transferidas para o ginásio Dom Aquino devido a enchente do final de semana de carnaval. A construção de um residencial para atender esses desabrigados e outros começa amanhã, segundo o secretário de Infraestrutura (Sinfra) do governo estadual, Vilceu Marcheti.
Desde 2001, informa, cerca de 2 mil famílias foram retiradas de áreas de risco em Cuiabá. Elas foram transferidas para áreas dos residenciais Novo Milênio, próximo ao bairro São João Del Rey, na região Sul, no Coxipó; Coronel Torquato e Jardim Paraná (próximo ao Três Barras); e Jardim Aroeira.
Ao todo, com recursos do governo do Estado, Prefeitura e governo federal, a transferência de famílias para as casas requereu R$ 78 milhões de investimento.
As residências possuem dois quartos, uma cozinha, sala e área de lavanderia. O tamanho total é de 32 metros quadrados. (JS)
Comentários