Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sábado - 20 de Fevereiro de 2010 às 10:09
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Fernando Ordakowski
Silval Barbosa busca contrapor concorrentes da Baixada Cuiabana e avalia o nome do ex-prefeito da Capital Rodrigues Palm
Silval Barbosa busca contrapor concorrentes da Baixada Cuiabana e avalia o nome do ex-prefeito da Capital Rodrigues Palm

Determinado a escolher um nome para vice de sua chapa que represente a Baixada Cuiabana, o peemedebista Silval Barbosa converge para duas opções: o ex-prefeito da Capital e ex-deputado federal Rodrigues Palma, que deixou o PR e se filiou no PP, e a ex-primeira-dama do Estado e de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, esposa do ex-governador e senador Jayme Campos. No caso de Palma, o trunfo de Silval seria por tê-lo como nome da chamada Cuiabania e serviria também para contrapor os possíveis adversários que possuem base na região, como o próprio prefeito Wilson Santos (PSDB) e o empresário Mauro Mendes (PSB). Além disso, atrairia os progressistas, numa dobradinha PMDB-PP. Palma foi prefeito (75/79), deputado estadual (83/87) e federal por dois mandatos (87/95). Integra hoje a administração Blairo Maggi como adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia.

Quanto à Lucimar, as negociações são mais complexas. Acontece que ela é do DEM, mesmo partido de Jayme, que se mostra empolgado com a subida nas pesquisas de intenção de voto para governador e, ao mesmo tempo, teme encarar projeto majoritário por causa da necessidade de uma grande estrutura de campanha. Ademais, Jayme "amarrou" acordão com Wilson para o nome entre os dois que melhor apresentar chance de eleição ser o candidato do grupo. Lucimar entra na cota do Palácio Paiaguás e como opção para vice por outras razões. Acontece que no DEM nem todos defendem projeto próprio e, muito menos, apoio ao tucanato. Júlio Campos, por exemplo, já declarou para a própria família que não deseja estar no mesmo palanque de Wilson. Ambos têm rusgas políticas desde a década de 1980. É o próprio Júlio quem tem motivado Jayme e outros democratas a continuar na base do governo Maggi. Nesse caso, o DEM entraria numa composição majoritária, com Silval a governador e Lucimar de vice, num palanque onde vão estar petistas e republicanos, além de representantes de outras siglas como, por exemplo, do PP.

A esperança de Silval, que assume de vez o governo a partir de 31 de março, é conquistar o DEM, embora a relação de caciques da legenda, principalmente de Jayme, com a gestão Maggi tenha descambado para ruptura. Assim como Palma, Lucimar, na ótica de correligionários do pré-candidato peemedebista, também entraria como representante da Baixada Cuiabana, já que reside em Várzea Grande, e ainda como porta-voz da ala feminina, a exemplo do que fez Blairo Maggi em sua primeira eleição, em 2002, quando escolheu Iraci França, ex-primeira-dama de Cuiabá, como candidata a vice.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142377/visualizar/