PP cada vez mais próximo de Silval Barbosa
Prestes a definir o projeto político para a Eleição 2010, o PP continua dividido em relação ao apoio à candidatura majoritária, embora esteja mais próximo do vice-governador Silval Barbosa (PMDB).
Na manhã de ontem, durante entrega de máquinas do governo, em Campo Verde, o deputado federal Eliene Lima (PP), ao lado de Silval, elogiou o vice-governador e discursou demonstrando apoio ao peemedebista. “Silval assume o governo por nove meses e terá uma ótima atuação. Ele tem grandes chances de continuar administrando o Estado até 2014”, discursou Lima. Ele vem acompanhando Silval e os deputados federais republicanos Homero Pereira e Wellington Fagundes nas visitas aos municípios do interior.
Apesar da declaração e da tendência natural do PP seguir na disputa apoiando Silval, Eliene Lima preferiu não dar mais explicações. “Não se trata de aproximação com o PMDB. Temos duas secretarias no governo e participamos de toda administração de Blairo Maggi. Nosso encontro é institucional”, tentou explicar. O deputado federal ressaltou que o partido só se decide no dia primeiro de março. “Não vou colocar minha posição pessoal antes da definição partidária”, ponderou.
Até o momento, o único consenso entre os progressitas está na formação de uma chapa pura para as eleições proporcionais. A intenção é conquistar de seis a sete cadeiras na Assembleia Legislativa - atualmente representada pelo presidente, José Riva, e pelos deputados Ailton Português, Antônio Azambuja e Maksuês Leite - e manter as duas vagas na Câmara Federal – ocupadas por Eliene Lima e Pedro Henry.
Todos os parlamentares do partido são pré-candidatos. Três vereadores por Cuiabá também já se articulam para compor a chapa: o presidente da Câmara, Deucimar Silva, Everton Pop e Levi de Andrade, o Leve Levi.
Já na majoritária, a legenda não esconde que somente discussão interna e análise das possibilidades poderão resolver o dilema. Enquanto o prefeito Wilson Santos (PSDB) vem aumentando a participação dos progressistas na administração municipal a fim de cooptar o apoio da sigla, o peemedebista Silval Barbosa pretende fazer o mesmo a partir de abril, quando assumir a chefia do Poder Executivo estadual.
Comentários