Incremento nas vendas também está ligado ao aumento de opções de entretenimento na Capital
Vendas durante o carnaval cresceram 7% na Capital
Levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) apontou crescimento de 7% nas vendas durante o carnaval deste ano (11 a 17 de fevereiro), no comparativo com o mesmo período de 2009 - de 19 a 25 de fevereiro “É um número interessante, já que notamos que uma boa parte da população de poder aquisitivo maior viajou para outros Estados e cidades de outras regiões de Mato Grosso”, avalia o presidente da CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar.
Para ele, o incremento neste percentual também está ligado ao aumento de opções de entretenimento na Capital e em várias cidades de Mato Grosso. “Acompanhando o desenvolvimento de cada cidade, ano a ano surgem mais variedades de bares, restaurantes, lojas, serviços especializados de lazer para adultos e crianças”, pontua, colocando que assim como muitos que moram no Estado viajam para fora, outros vêm de fora para passar o carnaval na Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, em Cuiabá e outros municípios que têm tradição.
JANEIRO – O presidente da CDL Cuiabá revela mais números positivos. De acordo com o banco de dados do SPC, o comparativo entre janeiro deste ano e igual mês de 2009 apontou incremento de 4,5%.
“A boa notícia é uma injeção de ânimo para o comércio, que vinha acumulando algumas quedas do ano passado”, comenta José Alberto, colocando que em abril, tendo em vista o período da Páscoa, já se prevê mais aumento nos índices de vendas. Independente do balanço de vendas relativas a itens temáticos de Páscoa, entre eles os chocolates, desde final de fevereiro e início de março já acontece um movimento de contratação de mão-de-obra para esta data.
“Em Mato Grosso, no passado o comércio contratou mais de 200 pessoas para as funções de repositor e montador de estruturas nos supermercados, bem como de promotor de vendas de chocolates, entre outras funções”, lembra José Alberto.
CHEQUES DEVOLVIDOS – Mato Grosso ficou em 11º lugar no ranking dos cheques devolvidos no mês de janeiro, com um percentual de 3,75% segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. O levantamento mostra ainda que a inadimplência com cheques no país foi de 1,85%, menor percentual verificado em dezesseis meses. Ao todo, foram devolvidos 1,673 milhão de cheques no primeiro mês do ano, e compensados 90,587 milhões. Considerando-se apenas os meses de janeiro, a devolução de 1,85% ocorrida em janeiro de 2009 é a menor desde 2005.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a aceleração do crescimento econômico, especialmente a partir do segundo semestre de 2009, conferindo aumento do nível do emprego e da renda, tem contribuído para a redução da inadimplência das pessoas físicas e jurídicas todas as suas modalidades, inclusive na incidência de cheques devolvidos.
“Além disto, a normalização do mercado de crédito tem diminuído o papel do cheque como alternativa de financiamento - movimento que foi bastante intenso durante o final de 2008 e boa parte de 2009 – favorecendo a melhora do risco deste instrumento de pagamento”, analisam.
Comentários