Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 20 de Fevereiro de 2010 às 01:27
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


Hoje à meia-noite, termina o horário de verão. Depois de 126 dias em vigor, os relógios deverão ser atrasados em uma hora, nos estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. Na edição 2009/2010 do horário, Mato Grosso obteve economia de 4,5% de energia no horário de maior demanda (das 18h às 22h), o equivalente a cerca de 17,075 mil Megawatts hora (MWh), o suficiente para abastecer Chapada dos Guimarães por 10 meses. A redução no consumo foi motivado pelo melhor aproveitamento da luz solar, já que os dias ficaram mais longos e as pessoas aproveitaram a claridade para desenvolver outras atividades.

De acordo com dados divulgados pela Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), nos municípios do Estado que são interligados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a queda na demanda de energia no período chegou a 0,77% no período, percentual menor que o verificado na edição 08/09 do horário de verão, que chegou a 0,97% e que registrou a economia de 19,654 mil MWh.

Ainda de acordo com os números da concessionária, no Sistema Isolado (em que a energia gerada é decorrente de usinas movidas a óleo diesel), houve redução no consumo em 67,6 MWh, ou seja, deixou de queimar 20,279 mil litros do combustível. A energia economizada nesse sistema daria para abastecer o município de Rondolândia (a 1,6 mil km de Cuiabá) por um período de 15 dias. Na edição anterior do horário, a economia de energia e de diesel foi maior. Foram economizados 22,15 MWh, equivalente a 66,646 mil litros do produto.

O gerente do Departamento de Operação do Sistema da Cemat, Teomar Estevão Magri, destaca que os números ficaram dentro do esperado pela distribuidora de energia, e avalia positivamente o resultado, mesmo com índice de economia menor que o ano anterior. Ele ressalta que, com a temperatura mais amena, foi possível reduzir o consumo, especialmente no horário de ponta, quando o sistema fica sobrecarregado.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142408/visualizar/