Orquestra de Mato Grosso apresenta novidades para Temporada 2010
Seis anos se passaram desde o primeiro concerto da Orquestra do Estado de Mato Grosso, em agosto de 2005. De lá para cá, os números impressionam, em se tratando de um grupo com tão pouco tempo de estrada: 425 apresentações gratuitas ou a preço popular, 51 repertórios apresentados em 95 municípios de 22 estados brasileiros, 17 deles só no Estado de Mato Grosso, quatro DVDs e três CDs gravados, 7 maestros e 17 solistas convidados, de prestígio nacional e internacional, 160 instituições de ensino de Cuiabá, Várzea Grande e Nobres atendidas pela série de Concertos Didáticos, mais de três mil horas de aulas gratuitas e um público estimado de mais de 500 mil pessoas em cinco temporadas!
Em suas sexta temporada de concertos, a Orquestra do Estado de Mato Grosso traz importantes mudanças. Talvez, a mais acentuada seja a transferência da maioria das apresentações da série de Concertos Oficiais, do Teatro do Sesc Arsenal para o renovado palco do Cine Teatro Cuiabá. Tal novidade, além de proporcionar ao público da Orquestra, cada vez maior e mais exigente, uma gama de repertórios sinfônicos, poderá atender um numero maior de pessoas. “Assim como o público, a Orquestra tem grande expectativa quanto ao funcionamento do Cine Teatro. Com relação aos Concertos Oficiais, que passarão a ser apresentados em grande parte no Cine Teatro, haverá cobrança de ingresso a preços populares. A renda obtida será revertida para a manutenção do Teatro”, esclarece o maestro Leandro Carvalho .
A mudança para o Cine Teatro proporcionará à OEMT maior espaço de palco, camarins e mais lugares para o público. Com isso, o grupo ampliará seu repertório e formação para aproximadamente 50 músicos, que subirão ao palco para apresentar peças sinfônicas. “Tecnicamente falando, além das cordas e percussão, teremos instrumentos de sopro [madeiras e metais] completando o grupo. Entre outras, interpretaremos a Quarta Sinfonia de Schumann, em homenagem aos seus duzentos anos, e o Concerto para violino e orquestra de Samuel Barber, também reverenciando os cem anos de nascimento do compositor”, explica o maestro Leandro Carvalho .
Para esta série de concertos, como já é tradição, a Orquestra contará com solistas de reconhecimento internacional. Turíbio Santos e Roberto Correa, que já fizeram participações junto a OEMT, em 2008 e 2005 respectivamente, contribuirão com a Temporada 2010, na série de Concertos Oficiais. O violeiro Roberto Correa participará do concerto de 08 de abril, em comemoração ao 291º aniversário de Cuiabá, com repertório voltado para obras de Ernst Mahle, Tote Garcia, Mestre Albertino e Mestre José Agnello Ribeiro. O violonista Turíbio Santos contribuirá com os Concertos Oficiais do mês de setembro, apresentando obras de Ricardo Tacuchian e Heitor Villa-Lobos. Tanto Roberto Correa quanto Turíbio Santos realizarão gravações de CDs com os repertórios apresentados nestes concertos.
Além de Turíbio Santos e Roberto Correa, que retornarão à Cuiabá para concertos e gravações, a Orquestra receberá o italiano Emmanuele Baldini, violinista spalla da Sinfônica de São Paulo, e Alceu Reis, mito do violoncelo brasileiro, chefe de naipe da Sinfônica Brasileira. “Com Baldini, prestaremos homenagem aos cem anos de Samuel Barber, um dos grandes compositores do século XX, com o maravilhoso Concerto para violino e orquestra; e com Alceu Reis, faremos o Concerto n.1 de Saint-Saens para violoncelo e orquestra, uma obra prima universal”, diz o maestro Leandro.
Concertos Didáticos
A Orquestra do Estado de Mato Grosso dará continuidade aos Concertos Didáticos, série de apresentações com formato especial que beneficia estudantes da rede pública e privada de Cuiabá, Várzea Grande e Nobres. Ao todo serão 32 instituições de ensino atendidas em duas fases: Concertos no ambiente escolar [de 16 a 20 de abril] e apresentações no teatro do Sesc Arsenal voltadas para estudantes [14 e 15 de abril]. A Temporada 2010 da série de Concertos Didáticos traz como tema a música de Nino Rota, notável compositor italiano que tornou-se conhecido por escrever as trilhas de quase todos os filmes do cineasta Federico Fellini, incluindo La Strada, tema principal dos Concertos Didáticos deste ano.
Para melhor ilustrar a música de Nino Rota, La Strada, a OEMT dividirá o palco com atores que interpretarão as personagens principais desta importante obra cinematográfica. Professores e alunos conhecerão mais sobre o legado de Nino Rota e terão a oportunidade de ouvir suas obras tocadas pela OEMT. Além de novas escolas que receberão a Orquestra pela primeira vez, as instituições de ensino que em 2009 receberam a Orquestra em seu ambiente escolar terão a oportunidade de levar seus estudantes para assistir ao concerto no teatro.
A série de Concertos Didáticos também foca a instrução dos educadores, numa etapa dos Concertos Didáticos conhecida como Oficinas de Capacitação, em atividades voltadas para os docentes das escolas beneficiadas pelos Concertos Didáticos. Nesses encontros, educadores das escolas inscritas no projeto recebem orientações para a utilização da música como ferramenta pedagógica no ambiente escolar. As escolas recebem kits multidisciplinares contendo livros, apostilas, Cd´s e Dvd´s que facilitam a multiplicação desses conhecimentos dentro e fora da sala de aula. Em 2010, 150 educadores serão habilitados a lidar com a música em sala de aula.
“A estória de La Strada será o ponto de partida para ações transversais que interessarão a várias disciplinas. Para um professor de artes, por exemplo, o programa poderá focar a música dentro do universo cinematográfico, para um professor de história, a Europa do pós-guerra, para um professor de filosofia, o drama existencial de Gesolmina, e assim por diante”, ilustra o maestro, referindo-se a dinâmica dos Concertos Didáticos e suas oficinas de capacitação voltadas para educadores.
Realização
A Temporada 2010 da Orquestra do Estado é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como patrocinadores as empresas Bimetal, Eletronorte, Votorantim e Lei Federal de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura, e apoiadores as empresas Localiza, Fisk Inglês e Espanhol, Amazon Hotel, Soul Propaganda, Tauro Motors e Sistema FeComércio/Sesc/Senac.
Comentários