Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 19 de Fevereiro de 2010 às 15:12

    Imprimir


A OMS (Organização Mundial da Saúde) comunicará na próxima terça-feira (23) se a pandemia da gripe A, que declarou em junho de 2009, passará para a chamada fase pós-pico, transição anterior ao desaparecimento da pandemia.

Em entrevista coletiva, Gregory Hartl, porta-voz da OMS, falou nesta sexta-feira (19) sobre a reunião do Comitê de Emergência da OMS, formado por 15 especialistas, marcada para o dia 23. Eles se comunicarão por videoconferência para analisar a situação da gripe A.

Segundo Hartl, o Comitê de Emergência se reúne "para analisar três assuntos, entre eles se é possível passar para a fase pós-pico". Caso haja uma decisão, esta será comunicada primeiramente à diretora-geral da OMS, Margaret Chan, e daí aos Estados-membros, disse o porta-voz.

Nesta quinta-feira (18), Keiji Fukuda disse que a passagem para a fase pós-pico não significa "de nenhuma maneira que a pandemia de gripe A tenha passado", mas será uma indicação de que "temos motivos para pensar que estamos voltando à normalidade".

Hartl insistiu em dizer que a fase pós-pico não significa que a pandemia de gripe A descerá do atual nível de alerta 6, o mais alto, para o nível 5 ou algo similar. O comitê também estudará na terça-feira a situação epidemiológica da gripe suína. A OMS recomendou aos fabricantes de vacinas para a gripe comum que incorporem a cepa H1N1 da gripe A em sua vacina para a próxima temporada de gripe no hemisfério Norte.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142463/visualizar/