População atingida deve ter cuidado e atenção no período pós-enchente
As populações dos municípios que tiveram as casas inundadas com as enchentes causadas pelos transbordamentos dos rios, e que começam a voltar devem tomar cuidados com animais peçonhentos e com as possíveis doenças decorrentes do contato com água contaminada.
O Corpo de Bombeiros orienta as pessoas, para que fiquem atentas com a qualidade da água que é utilizada para beber, tomar banho e cozinhar. Deve ser realizado o controle de qualidade da água, assim como a desinfecção dos poços e reservatórios das residências.
É recomendado não utilizar a água que teve contato com as enchentes para lavar pratos, escovar os dentes, lavar e preparar alimentos ou fazer gelo. Além disso, a recomendação é que se deixe a água em fervura aos menos um minuto para matar as bactérias, os parasitas e a maioria dos microorganismos.
Para realizar a limpeza da caixa d’água aérea ou subterrânea o proprietário deve esvazia-lá, lavar esfregando bem as paredes e o fundo, encher a caixa com água limpa, em seguida adicionar 1 litro de água sanitária (alvejante) para cada 1000 litros de água, aguardar 4 horas e esvaziar novamente a caixa utilizando esta água para lavar o chão e as paredes da casa.
A desinfecção de poços barrentos ou escavados deve acontecer logo após a enchente, para evitar a proliferação de insetos causadores de doenças. Para determinar a quantidade necessária de água sanitária que vai ser utilizada na assepsia, verifique a profundidade da água do poço, divida o valor encontrado por 30 centímetros, em seguida multiplique pelo diâmetro do poço, o valor encontrado será a quantidade em mililitros (Ml) de água sanitária utilizada.
Dissolva a quantidade do desinfetante em 15 litros de água e jogue a solução pelas paredes internas do poço, com cuidado, para ter certeza de que houve contato do desinfetante com toda a parede do poço, bombeie a água até que todas as torneiras também recebam a água desinfetante. Deixe que a solução permaneça no poço por 12 horas, depois bombeie até que saia o forte cheiro do desinfetante da água. Se ainda tiver dúvidas quanto à qualidade da água para o consumo, solicite uma análise antes de utilizar.
A limpeza da casa deve acontecer com a higienização das paredes, pisos e todas as outras superfícies, com água e sabão e desinfetados com água sanitária. Em uma solução de 10 litros adicione 6 copinhos de café descartáveis, desinfete bem as superfícies que irão ter contato com alimentos, lugares onde as crianças vão brincar. Retire e despreze todo o material caseiro contaminado que não seja possível a desinfecção, tal como papéis, quadros, tapetes.
Os alimentos que tiveram contato com as águas da enchente, não devem ser consumidos. Os recipientes de alimentos e bebidas com tampa de rosca, tampas arrancáveis e tampas com bordas indentadas (garrafas ou qualquer outro tipo de tampa) e os alimentos conservados em casa que tiverem tido contato com enchente devem ser descartados e não pode ser desinfetados.
As regras básicas de higiene devem ser seguidas nesse período. Sempre lave as mãos com sabão e água fervida ou clorada antes de preparar ou comer alimentos, depois de usar o sanitário, depois de participar de atividades de limpeza das enchentes, depois de tocar artigos contaminados com as águas da enchente ou águas de esgoto, evite andar com os pés descalços e caminhar em água de enchente, se possível não permitir que as crianças brinquem em áreas alagadas.
Os animais peçonhentos como serpentes, aranhas e escorpiões em alagamentos procuram abrigo em locais secos. Após o período de enchentes a população deve estar atenta para evitar picadas por esses animais. Eles invadem as residências, jardins, áreas verdes e próximas a matagais, aumentando o risco de acidentes. Cuidado ao entrar na água. As pessoas devem ficar cuidadosas quanto a serpentes que podem estar nadando em busca de terra seca.
Comentários