Demora e falta de espaço para reclamação motivaram multa. Tempo de espera superou três minutos em muitos casos.
Call center gera multa de R$ 1,9 milhão à TAM
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça multou a companhia aérea TAM em R$ 1,948 milhão por descumprir as regras de atendimento de call centers, que entraram em vigor em 2008.
Segundo o DPDC, o atendimento telefônico da empresa não teria disponível as opções "cancelamento e "reclamação". Além disso, o tempo de espera seria superior a três minutos, acima dos 60 segundos determinados em lei.
A punição da empresa à foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (18). O processo, no entanto, foi instaurado em novembro do ano passado. A decisão, assinada pelo diretor do DPDC Ricardo Morishita, aponta que o cálculo da multa leva em conta "a gravidade e a extensão da lesão causada a milhares de consumidores em todo o país, bem como a condição econômica da empresa".
O G1 entrou em contato com a assessoria da TAM, que deve divulgar uma resposta em breve.
Comentários