Isso significa que em 2002 o número de embarques e desembarques no aeroporto foi de 747.824 mil passageiros, enquanto que 2009 esse número mais que dobrou
MT registrou crescimento de 81% de passageiros nos últimos oito anos
O ano de 2009 foi de inúmeras conquistas para Mato Grosso, como por exemplo, ser uma das cidades a sediar em 2014 a Copa do Mundo de Futebol, fator que vai impulsionar ainda mais o Estado, em especial o turismo, setor que vai se fortalecer como uma nova matriz econômica. Um fator relacionado à área turística e que pode ser comemorado é a expansão no número de passageiros que embarcaram e desembarcaram no aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. Entre 2002 e 2009, Mato Grosso teve um aumento no fluxo de passageiros de 81%. Isso significa que em 2002 o número de embarques e desembarques no aeroporto foi de 747.824 mil passageiros, enquanto que 2009 esse número mais que dobrou encerrando o ano com registro bastante superior de 1.671.704 passageiros, entre nacionais e internacionais.
Os números do Estado acompanham a projeção registrada para todo o País e especialmente em Mato Grosso, esse movimento tem apresentado nos últimos anos um crescimento acima da média nacional. Entre dezembro de 2008 e dezembro de 2009, os embarques e desembarques registraram18% de crescimento, enquanto que a média no Brasil no mesmo período foi de 14,6% e conforme considera o Ministério do Turismo, são os melhores resultados da série histórica.
A Secretaria de Desenvolvimento do Turismo do Estado comemora esses números que demonstram uma crescente evolução e ainda, atestam o esforço para promover e divulgar Mato Grosso e os destinos turísticos que aqui temos. A secretária Vanice Marques ressalta que o setor do turismo tem obtido números bastante favoráveis em todo o País e em Mato Grosso não é diferente.
“O Estado vem organizando-se para fazer jus a novos investimentos e financiamentos para os diversos segmentos do turismo. Estamos trabalhando firmes e já apresentamos bons resultados para inserir Mato Grosso em lugar de destaque no turismo nacional e internacional”, afirmou a secretária. “Temos belezas naturais ímpares, valores culturais e temos organização. E são esses ingredientes que gradualmente vêm sendo reconhecidos, seja por quem já atua diretamente no turismo, ou pelos turistas que visitam o nosso Estado”, destacou Vanice.
Os números apontam que Cuiabá como importante destino indutor do turismo de Mato Grosso vem ganhando mais força para se consolidar também como pólo de turismo de eventos e negócios do Brasil.
Organizar setor para fortalecer
O planejamento estratégico do turismo para os próximos anos vai permitir que ações e políticas públicas possam ser desenvolvidas com melhores estratégias que permitam alcançar e registrar cada vez mais números que favoreçam o turismo e o fortaleçam como uma importante segmento econômico em Mato Grosso, a exemplo do que já representa em outros estados brasileiros e países mundo afora.
No trabalho que a Sedtur está desenvolvendo Vanice Marques aponta que a preparação do Estado para a Copa 2014 é prioridade, dentro de uma estratégia maior que envolve toda a política estadual de turismo. Exemplo é o levantamento que foi iniciado pela Fundação Getúlio Vargas para a elaboração do Plano Diretor de Turismo de Mato Grosso, que vai nortear e subsidiar governo e trade turístico mato-grossense em suas ações, e ainda, o desenvolvimento de uma identidade turística para o Estado, elemento que colabora para fortalecer o setor e criar uma imagem de associação para os elementos do turismo mato-grossense. "Organizar o setor para que possa se fortalecer gera ganhos sociais a uma cadeia imensa, pois são trabalhadores mais qualificados que atendem melhor quem aqui chega e traz resultados positivos para todos os segmentos, por exemplo", argumenta a secretária de Desenvolvimento do Turismo.
Os dados sobre embarques e desembarques nos aeroportos do país são apurados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O Ministério do Turismo (MTur) destaca que os números do no passado confirmam as projeções e demonstram que o brasileiro está viajando mais pelo país, segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto. Conforme ele, o MTur apostou e investiu em projetos voltados para o crescimento do mercado interno de viagens.
Comentários