Altas do açúcar e dos brinquedo que vem com chocolate influenciarão preços
Ovo de Páscoa ficará 5% mais caro em 2010
O consumidor brasileiro vai pagar cerca de 5% mais caro pelos ovos de Páscoa neste ano, segundo estimativa da Apas (Associação Paulista de Supermercados). O aumento em relação ao ano passado se deve, sobretudo, à valorização do açúcar no mercado internacional e do preço da manteiga de cacau, que é paga em dólar.
Em janeiro, a entidade esperava um aumento ainda maior (na casa dos 10%), mas os produtores resolveram redefinir a elevação com medo de perder consumidores em 2010. De acordo com Martinho Paiva Moreira, vice-presidente de comunicação da Apas, a alta do preço neste ano vai acompanhar a inflação de 2009.
- A Apas conseguiu convencer os fornecedores a reduzir o aumento médio porque os consumidores poderiam não ir às compras. O aumento de 2010 se aproxima da inflação de 2009 [que foi de 4,31%]. Vale lembrar que o aumento se baseia no preço do quilo do chocolate porque os ovos podem ter formatos diferentes.
O açúcar, matéria-prima básica para fazer o chocolate, está valorizado no mercado internacional, sobretudo por causa do recente aumento do dólar diante do real e da quebra da safra de cana-de-açúcar na Índia – país que é referência na produção da matéria-prima. Com base no IPS (Índice de Preços dos Supermercados) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a Apas afirma que o preço do açúcar teve alta de 67,87% em 2009.
Já a manteiga de cacau é comprada de outros países, ou seja, em dólar. O Brasil até fabrica a manteiga de cacau, mas, segundo Moreira, “o produto nacional não dá o gosto que o brasileiro aprecia no chocolate”.
Para completar, a lembrancinha que vem dentro dos ovos de Páscoa também deve encarecer o produto. Moreira lembra que os brinquedos, geralmente, são produzidos na China e, como as matérias-primas, são compradas com base na moeda americana. Além disso, “antes, a lembrancinha era um quebra-cabeça e, agora, se encontra até mini-game dentro de um ovo de Páscoa”.
Apesar do aumento dos preços, a Apas estima que as vendas dos supermercados serão cerca de 5% maiores que em 2009. Isso porque, segundo Moreira, “as condições macroeconômicas estão favoráveis, não há o receio do ano passado com a crise financeira mundial e o crédito está acessível”. Para comprovar a facilidade do crédito, o representante da Apas lembrou que “há redes varejistas que parcelam em até dez vezes”.
A entidade projeta que as vendas da indústria serão entre 7% e 10% maiores que em 2009, com um volume total de 25,5 mil toneladas – o que equivale a 100 milhões de unidades. Se a procura dos últimos anos se repetir, os ovos menores, que pesam entre 90 g e 150 g, serão os mais procurados.
Comentários