Com 126 dias de duração, a 39ª edição do horário brasileiro de verão chega ao fim na madrugada de sábado (20) para domingo (21)
Mato Grosso obtém 4,55% de redução na demanda de ponta
A redução da demanda de energia no horário de ponta em Mato Grosso alcançou 4,55% na 39ª edição do horário brasileiro de verão, que começou no dia 18 de outubro de 2009 e chega ao fim na madrugada de sábado (20) para domingo (21), após 126 dias de duração. Nos municípios do Estado interligados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a redução no consumo de energia no período chegou à casa dos 0,77%, gerando uma economia de 17.075,07 MWh, energia suficiente para abastecer por 10 meses uma cidade do porte de Chapada dos Guimarães (localizada a 61 km de Cuiabá).
Já no Sistema Isolado no Estado, a economia em energia chegou a 67,60 MWh, sendo suficiente para abastecer por 15 dias o município de Rondolândia (a 1.600 km ao noroeste da Capital). O ganho ambiental desse resultado foi gerado pela economia de 20.279 litros de óleo diesel que deixaram de ser queimadas por seis usinas térmicas no Estado. No ano passado, a economia no Sistema Isolado foi maior - 222 MWh e 66 mil litros de diesel - porque, à época, havia 15 usinas a diesel funcionando em Mato Grosso.
A desativação das térmicas ocorreu após investimentos nos sistemas de subtransmissão do Estado, que permitiram incluir mais municípios ao SIN e, conseqüentemente, a retirada de funcionamento de nove usinas térmicas. "Precisamos pontuar que os municípios mato-grossenses são abastecidos pela energia proveniente do Sistema Interligado Nacional e do Sistema Isolado, que é atendido por usinas termoelétricas a diesel. Praticamente todo o Estado já está incluído no SIN. Por isso, o resultado do horário de verão é diferenciado para os dois sistemas", esclarece o engenheiro eletricista Teomar Estevão Magri, gerente do Departamento de Operação do Sistema (DOS) da Cemat.
A redução do consumo de energia não é o principal objetivo do horário de verão. De acordo com o gerente do DOS, a principal meta é reduzir a demanda máxima do SIN no horário de ponta, em todo o país. "O adiantamento do horário brasileiro de verão em uma hora permite que a carga referente à iluminação seja acionada mais tarde do que no horário normal. Desta forma, a entrada da iluminação deixa de coincidir com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas", destaca.
A demanda máxima é medida no momento de maior consumo do sistema. É ela que define quanta energia deve estar disponível para suprir toda a necessidade. Isso acontece porque, mesmo que o consumo seja bem mais baixo em outros momentos do dia, é preciso garantir energia disponível para atender aos momentos de consumo máximo. Por essa razão é que a redução da demanda é mais significativa que a do consumo.
Essa redução dá mais confiabilidade ao sistema no período e evita a necessidade de adiantar investimentos em geração e transmissão. Isso significa que, mesmo quando o consumidor não percebe uma redução significativa na própria conta de energia no período, a sociedade em geral e o meio ambiente saem ganhando com a redução da demanda.
De uma forma em geral, o horário de verão representa um esforço conjunto das empresas e da população de todos os Estados em prol de um resultado nacional. Outro benefício diz respeito à possibilidade de poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas durante o verão, para ser utilizada depois, nos meses secos do inverno.
Datas fixas - O Decreto nº 6.558, de 8 de setembro de 2008, instituiu datas fixas para início e encerramento do horário brasileiro de verão. O documento estabelece que o horário começará sempre no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Apenas quando o término coincidir com o domingo de Carnaval, o horário de verão será prorrogado até o fim de semana seguinte.
As mudanças no relógio ocorrem sempre de sábado para domingo, à meia-noite. Os estados incluídos no horário de verão são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Histórico Horário de Verão - Mato Grosso - Sistema Interligado Nacional (SIN) |
||||||||||
Período
|
99 / 00 |
00 / 01 |
01 / 02 |
02 / 03 |
03 / 04 |
05 /06 |
06 / 07 |
07 /08 |
08/09 |
09/10 |
Economia no consumo (%) |
2,12% |
1,15% |
1,37% |
1,34% |
0,68% |
0,63% |
0,50% |
1,23% |
0,97% |
0,77% |
Economia no consumo (MWh) |
29.918,39 |
14.558,17 |
15.003,01 |
14.048,82 |
8.714,40 |
10.469,42 |
7.786,37 |
23.508,26 |
19.654,28 |
17.075,07 |
Redução (%) na Demanda de Ponta |
|
|
2,03% |
6,27% |
5,26% |
5,71% |
5,81% |
6,10% |
5,17% |
4,55% |
Histórico Horário de Verão - Mato Grosso - Sistema Isolado |
|
|||||||||||
Período |
99 / 00 |
00 / 01 |
01 / 02 |
02 / 03 |
03 / 04 |
05 / 06 |
06 / 07 |
07 /08 |
08/09 |
09/10 |
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Energia - MWh |
1.660,37 |
780,52 |
707,72 |
632,98 |
477,35 |
469,6 |
192,77 |
591,96 |
222,15 |
67,60 |
||
Diesel - litros |
486.156 |
228.537 |
220.807 |
196.858 |
147.023 |
139.472 |
57.831 |
177,587 |
66.646 |
20.279 |
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Obs.: Não houve a adoção do horário de verão em Mato Grosso no período 2004/2005 |
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