Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 18 de Fevereiro de 2010 às 16:05

    Imprimir


Organizar e planejar o atendimento da demanda de formação continuada para os profissionais da Educação do Estado. Este foi o principal assunto abordado na última reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente de Mato Grosso. O encontro, realizado na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), contou com a participação da vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e membro do Fórum, Jocilene Barboza.

Com início previsto para o primeiro semestre letivo de 2010, os cursos, de nível superior, foram cadastrados pelos gestores públicos na Plataforma Freire e obedecem ao Plano de Ações Articuladas (PAR). “As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro”, ressaltou a sindicalista. No caso da formação inicial, os trabalhadores já realizaram as inscrições até o mês de outubro do ano passado.

Além disso, o Fórum decidiu e irá propor ao Ministério da Educação (MEC), organizar, em nível estadual, o levantamento da demanda de docentes e a separação dos cursos para as instituições de Mato Grosso. “Este trabalho vai ser desenvolvido pelo Cefapro (Centro de Formação e Atualização de Professores). Queremos ser atores e não apenas executores das ações”, salientou Jocilene Barboza. Além de Mato Grosso, Bahia e Paraná também realizarão trabalho semelhante. Os dados serão utilizados no segundo semestre de 2010.

Após o levantamento, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Aberta do Brasil (UAB), organizarão e apresentarão as ementas dos cursos. “Assim vamos formar os profissionais em instituições com know how no tipo de formação. Por exemplo, a Unemat possui experiência em formação indígena. Então, já sabemos que ela cuidará dos cursos nesta área”, finalizou a vice-presidente do Sintep/MT.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142584/visualizar/