Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 18 de Fevereiro de 2010 às 15:37

    Imprimir


O advogado Dante D"Aquino, representante da Associação dos Parentes e Amigos das Vítimas do Voo 1907, vai fazer um novo pedido para que sejam cassadas as licenças dos dois pilotos americanos envolvidos no acidente com o avião da Gol e um jato Legacy, em 2006, quando 154 pessoas morreram.

Um primeiro pedido de cassação dos pilotos já tinha sido entregue para a FAA (Federal Aviation Administration) e para a NTSB (National Transportation Safety Board) em dezembro do ano passado, mas os órgãos oficiais não responderam a solicitação inicial.

Devido a demora dos órgãos americanos, a associação enviou uma cobrança de posicionamento em janeiro deste ano. De acordo com o advogado, que também é assistente do Ministério Público Federal no processo que investiga as causas do acidente, os órgãos responsáveis confirmaram o recebimento em fevereiro, mas até esta quinta-feira nenhum posicionamento tinha sido dado.

Por conta disso, uma comissão formada, inclusive, por deputados, vai visitar pessoalmente os órgãos para cobrar a cassação da licença de voo dos dois pilotos até o fim dos processos criminais que estão em andamento no Brasil, informou o advogado.

De acordo com a associação, o pedido tem como base outros casos de suspensão de pilotos pelo governo norte-americano, por ficarem como o equipamento de comunicação da aeronave desligado. Apesar disso, o pedido não tem valor judicial, mas, segundo D"Aquino, ainda assim, a FAA pode cassar as licenças dos pilotos.

O Boeing da Gol que fazia o voo 1907 ia de Manaus (AM) para o Rio, com previsão de fazer uma escala em Brasília (DF). Ao sobrevoar a região Norte do país, ele bateu no Legacy da empresa de táxi aéreo americana ExcelAire.

Os destroços do Boeing caíram em uma mata fechada, a 200 km do município de Peixoto de Azevedo (MT). Mesmo avariado, o Legacy, que transportava sete pessoas, conseguiu pousar em segurança em uma base na serra do Cachimbo (PA). Todos os ocupantes do avião da Gol morreram.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142588/visualizar/