Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Fevereiro de 2010 às 01:10
Por: Sinézio Alcântara

    Imprimir


O rio Paraguai, em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) alcançou o maior volume de água dos últimos anos. Às 16h de ontem estava com 5,66 metros, 26 centímetros acima da cota de alerta que é de 5,40 metros. Subiu 36 centímetros nas últimas 24 horas. Na terça-feira estava com 5,30 metros. A última vez em que ultrapassou 5 metros, nos últimos 10 anos, conforme a Agência Fluvial do Município, foi em 2007. No dia 19 de fevereiro daquele ano estava com 5,8 metros.

Se continuar chovendo, a tendência é de que ao invés dos canais desaguarem no rio, a enchente pode fazer a água voltar e provocar novos alagamentos nos bairros. O maior problema está no córrego do Sangradouro, onde a canalização não suportou o volume de água e se rompeu. Há informações de que em vários pontos do rio Paraguai e, principalmente, nos afluentes Jauru e Sepotuba, a água já invadiu casas, deixando vários desalojados. A Defesa Civil não confirma.

A situação é crítica nas margens do rio Jauru, onde a maioria das casas, próximas às margens, está com mais de 50 centímetros de água. As chuvas também podem provocar prejuízos nas propriedades rurais. Os fazendeiros realizam uma operação para retirada do gado da parte baixa da área.

Ontem, o prefeito Túlio Fontes reuniu-se com a Defesa Civil e o comando do Corpo de Bombeiros para elaborar um plano de contingência para evacuar e socorrer possíveis atingidos pela enchente.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142669/visualizar/