Empresa de reciclagem de Tangará da Serra ganha destaque em Mato Grosso
Criada para trabalhar com o lixo obtido a partir da coleta seletiva, a Allata já é destaque entre as ações desenvolvidas através do Centro de Capacitação em Reciclagem, atendendo aproximadamente 18 municípios da região de Tangará da Serra.
Em Tangará da Serra a Allata foi implantada pelo empresário e Diretor do Centro de Capacitação em Reciclagem do Estado de Mato Grosso, Antonio Carlos Cabral Amaral. A empresa trabalha no recolhimento de latas de alumínios (cerveja, refrigerante e outros). Hoje aproximadamente trinta e cinco toneladas de latinhas são retiradas de circulação, contribuindo com o Meio Ambiente, deixando de ir para os rios, bueiros, calçadas e praças de Tangará da Serra, informa o diretor, Antonio Carlos Cabral Amaral.
Todo o material é recolhido, prensado e encaminhado para Cuiabá, onde a empresa trabalha em parceria com a Aleris.
De acordo com o empresário, Mato Grosso desperdiça pelo menos R$ 120 milhões, sem ter um projeto adequado de coleta seletiva de lixo. Cabral, ainda aponta que 3 milhões de kg de resíduos domésticos poderiam ser recolhidos por dia, correspondendo 40% de sacos plásticos e garrafas PET, responsáveis pelo entupimento de bueiros e poluição nos córregos e rios.
A Allata tem trabalhado com palestras, uma vez que disponibiliza no Centro de Recolhimento uma sala especifica para treinar pessoas que queira atender as necessidades deste mercado ambiental.
Outros projetos em áreas ambientais são desenvolvidos pelo empresário, como: Projeto Vale Luz; Projeto Vale Água; Projeto Emprego Verde e Projeto Biobike que recolhe os agentes poluidores da natureza, denominados óleos e gorduras residuais.
O Município de Tangará da Serra também já trabalha o projeto Bio–bike após solicitações feitas pelo vereador Roque Fritzen, junto ao empresário.
Todo o trabalho desenvolvido pelo empresário é mostrado através da ‘Expedição Reciclar’ que visita importantes municípios de Mato Grosso, além de exportar idéias para outros Estados. A ‘Expedição Reciclar 2010’ deve começar ainda neste mês de fevereiro.
Vale lembrar que o empresário é um ex-catador, hoje químico industrial e consultor empresarial. Cabral deve lançar em breve um livro que conta toda a sua trajetória de um ex-catador de produtos recicláveis.
Comentários