Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 11 de Fevereiro de 2010 às 11:55
Por: Josie Jerônimo

    Imprimir


A Polícia Rodoviária Federal iniciará no primeiro minuto da madrugada de sexta-feira (12) a Operação Carnaval, voltada para controlar o número de motoristas alcoolizados nas estradas durante o feriado.

A novidade deste ano, de acordo com a PRF, será o aumento de 185% no número de bafômetros. No ano passado, a polícia usou 700 bafômetros para fiscalizar as estradas, este ano serão 2.000.

A operação terá início no primeiro minuto da madrugada de sexta-feira e contará com o trabalho de 9.000 policiais, 2.000 viaturas, 400 radares móveis, 1.000 computadores de mãos utilizados para avaliar a legalidade dos veículos e habilitação dos motoristas.

O assessor nacional de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Alexandre Castilho, informou ao R7 que o foco das operações este ano é o álcool. A polícia espera que o Carnaval deste ano tenha aumento nos registros de violência no trânsito, porque a situação econômica do país melhorou, em relação ao ano passado, e mais pessoas vão viajar.

- Este ano a tendência é de alta. Com o temor da crise mundial, muita gente deixou de viajar no ano passado. A quantidade de motoristas submetidos ao exame de bafômetro será maior este ano. Em qualquer lugar do país haverá um bafômetro.

De acordo com Castilho, existirão 2.000 viaturas fazendo fiscalização e 600 unidades fixas na operação. Apesar do aumento dos bafômetros, ainda não existe um equipamento para por equipe.

Os caminhões, cegonheiras e veículos grandes terão restrição de horário para trafegar. Sexta-feira, o horário permitido é de 16h às 22h. No sábado de Carnaval, de 6h às 12h; terça-feira, de 16h às 22h e quarta-feira, de 6h às 12h.

O motorista que desobedecer a determinação e utilizar as estradas fora do horário permitido será multado em R$ 85,13 e receberá quatro pontos na carteira. O veículo terá que ficar estacionado até liberação da polícia.

Na última operação Carnaval, foram registrados 2.865 acidentes de trânsito, com 127 mortes e 1.784 feridos. Nesta operação, os radares móveis serão levados para regiões consideradas focos de abusos de trânsito.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142997/visualizar/