Embarque em aeroportos terá novas regras no país
Quem viajar de avião a partir de 1º de março vai sentir algumas mudanças no momento do embarque. Todos que estiverem em aeroportos brasileiros deverão apresentar ao funcionário da companhia aérea o documento de identificação, com foto ao sair da sala de embarque e se dirigir à aeronave. Chamada de Identificação Positiva de Passageiros, a medida é praticada em aeroportos da Europa e da América do Norte e tem como objetivo adequar o Brasil às práticas internacionais de identificação e garantir que o passageiro que está entrando na aeronave é o mesmo que consta no cartão.
Já os passageiros que preferem realizar o check-in pela Internet, nos totens de auto-atendimento ou por celular não serão mais obrigados a carimbar o cartão de embarque nos balcões das companhias aéreas antes de entrar na sala de embarque do aeroporto.
As novas regras foram criadas por um grupo de trabalho formado por representantes da Anac, Infraero, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Ministério da Defesa e empresas aéreas.
Apesar das boas intenções, o empresário Glauber Silveira -que mora em Cuiabá e viaja frequentemente em vôos domésticos e internacionais -acredita que as novas regras não serão seguras e funcionais se as estruturas dos aeroportos, principalmente do interior do Brasil, não se adequarem. "Não adianta aumentar a burocracia e não adaptar as salas de embarque". A arquiteta Betânia Moura Azevedo, do Rio de Janeiro, também não vê vantagem nas novas regras. "Para facilitar, o documento poderia ser cobrado quando entramos na sala de embarque e não ao nos dirigir ao avião".
Documentos - Os cartões de identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo, federal ou estadual, passarão a ser aceitos no momento do embarque. A Anac recomenda ainda que, na chamada para o embarque, o passageiro já esteja com o documento em mãos.
Comentários