Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 10 de Fevereiro de 2010 às 19:12

    Imprimir


O número de inscrições no último dia do ProUni (Programa Universidade Para Todos) chegou a 760 mil alunos até as 19h30 desta quarta-feira (10). O prazo para se inscrever no programa termina às 23h59.

Acesse o site que recebe pedidos do ProUni

O número de inscrições deste ano já bateu a expectativa do MEC (Ministério da Educação), que era superar os 608 mil estudantes cadastrados no primeiro semestre de 2009. Os registros equivalem a 4,5 vezes o número de bolsas ofertadas.

O programa federal concede 165 mil bolsas para alunos de baixa renda estudar em 1.399 universidades particulares – sendo 86 mil integrais e 79 mil parciais (50% de desconto). O número total oferecido em 2010 é quase 6% maior do que os benefícios concedidos no ano passado, quando 156 mil ganharam bolsas.

O resultado dos selecionados será divulgado em 13 de fevereiro. A segunda etapa do processo seletivo acontecerá entre os dias 17 e 26 de fevereiro. Neste período, os estudantes terão de comprovar informações nas instituições de ensino superior e, se for necessário, passar por seleção da universidade.

Posso me inscrever?

Uma das exigências para concorrer a uma vaga pelo ProUni é ter feito a última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) - as notas dos anos anteriores não serão mais consideradas.

Além disso, o aluno não pode ter diploma universitário e deve ter estudado todo o ensino médio em escola pública – ou, se for o caso, comprovar que foi bolsista integral em colégio particular. O programa beneficia ainda professores da rede pública de ensino.

A renda familiar do estudante é que garante os descontos na instituição particular. Para concorrer a uma bolsa integral, a faixa de renda é um salário mínimo e meio por pessoa do grupo familiar. Para os descontos de 50%, a faixa é de três salários mínimos para cada pessoa da família.

Como funciona o site?

Na primeira etapa de inscrições, os estudantes devem informar as notas do Enem 2009 e o número do CPF. Eles deverão escolher a modalidade de bolsa (parcial ou integral) em até cinco opções de instituições de ensino, cursos ou turnos.

As notas de corte das carreiras são exibidas aos alunos no momento da inscrição. A pontuação, que é atualizada todos os dias, varia conforme o desempenho dos que já estão cadastrados no sistema.

A seleção é feita pela nota do Enem, ou seja, o aluno com nota melhor fica com a bolsa. Para ter chances, os candidatos devem ter feito, no mínimo, 400 pontos na avaliação nacional.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143090/visualizar/