Palmeiras tenta mudar história recente de fracassos em esvaziada Copa-BR
O Palmeiras inicia sua trajetória na Copa do Brasil-2010 nesta quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), contra o Flamengo, do Piauí, em Teresina, e tenta mudar seu histórico recente de fiascos no torneio em uma edição atualmente "esvaziada".
Campeão do torneio em 1998, o time alviverde não vem tendo boas participações na competição nos últimos anos. A equipe não chega pelo menos nas semifinais desde a edição de 1999.
Nesse período, a equipe paulista chegou a ser eliminada até na primeira rodada, na edição de 2002, pelo Asa, de Arapiraca. Em sua última participação, em 2008, foi eliminada pelo Sport, nas oitavas.
Um ano antes, havia caído na segunda rodada, para o Ipatinga. Em 2004, caiu nas quartas para o Santo André. Um ano antes, foi eliminado nas oitavas, pelo Vitória. Em 2000, para o São Paulo, nas quartas --não participou das edições de 2001, 2005, 2006 e 2009 por estar na Libertadores.
O Palmeiras tenta voltar a triunfar na competição em um ano em que ela está "esvaziada" de seus campeões. Treze dos 21 títulos da competição estão com clubes que não jogam o torneio neste ano --ou seja, 62% dos campeões estão fora.
Cruzeiro, com quatro conquistas, Corinthians, com três, Flamengo, com duas, e Internacional, com uma, estão jogando a Taça Libertadores da América e não podem participar da competição nacional.
Além deles, Santo André, Paulista e Criciúma, cada um com um título, não se classificaram para o torneio.
Grêmio, com quatro conquistas, Palmeiras, Fluminense, Sport e Juventude são os times que jogam em 2010 que já venceram a Copa do Brasil.
Cientes da responsabilidade de recolocar o Palmeiras na rota dos títulos, os jogadores prometem uma boa exibição já neste noite, no primeiro jogo. "Faz tempo que o Palmeiras não ganha competição desse nível. Vamos jogar de corpo e alma já contra o Flamengo", falou o meia Diego Souza.
"O Palmeiras tem milhões de torcedores espalhados pelo mundo. Temos de fazer um bom jogo e dar alegria para eles, que deram esse apoio desde a chegada ao Piauí", falou o volante Pierre.
FLAMENGO
Rafael; Tote, Laércio, Marcelão e Wildinho; Binha, Alecsandro, Luciano e Antonio Carlos; Joniel e Michel (Jardel).
Técnico: Valter Maranhão
PALMEIRAS
Deola; Figueroa, Danilo, Edinho e Wendel; Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Deyvid Sacconi; Diego Souza e Robert.
Técnico: Muricy Ramalho
Local: estádio Albertão, em Teresina (PI)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Juiz: Cláudio Mercante (PE)
Comentários