Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 10 de Fevereiro de 2010 às 13:04
Por: Fernando de Oliveira

    Imprimir


Celso Pupo / FTA / AE
Calor intenso faz Rio se transformar em segundo lugar mais quente do mundo, na terça
Calor intenso faz Rio se transformar em segundo lugar mais quente do mundo, na terça

Os 40,5ºC registrados na praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, às 16h desta terça-feira (9), e a alta umidade do ar levaram a sensação térmica para os 50ºC, informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Essa sensação térmica tornou o Rio, segundo a OMM (Organização Meteorológica Mundial), o segundo lugar mais quente do planeta, perdendo apenas para a cidade de Ada, em Gana, na África. Nesta terça, até mesmo o deserto do Saara teve temperaturas mais amenas que a Cidade Maravilhosa, 33ºC.

A onda de calor que atinge os cariocas é tão grande que fevereiro de 2010 já é o mês de fevereiro mais quente dos últimos 50 anos, segundo informações do Inmet.

Especialistas acreditam que o fenômeno do El Niño é uma das razões para as altas temperaturas, já que provocou chuvas excessivas no Sul do País e em São Paulo, diminuindo a formação de nuvens no Rio.

Somente em 2010 já foi registrada a sensação térmica de 50ºC três vezes, o que deixa a cidade em situação de perigo, que acontece quando a temperatura fica entre os 42ºC e os 54ºC.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143137/visualizar/