Professores e Estado entram em acordo de reajuste salarial. Piso da categoria passa a ser de R$ 1.135.
Salário de professores do Estado vai aumentar a partir de maio
O piso salarial dos professores da rede estadual deve passar para R$ 1.135 a partir de maio deste ano. Os profissionais da educação aceitaram nesta segunda-feira, em assembléia da categoria, a proposta de reajuste de 8,11% oferecida pelo Governo do Estado. A categoria aprovou também a exigência do pagamento do piso retroativo a janeiro de 2010 e deve protocolar nesta terça-feira uma contraproposta.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Gilmar Soares Ferreira, esta decisão confirma o avanço obtido nas negociações. "É verdade que ainda não se aplica os 60% dos recursos da Educação em pagamento de salários, mas as conquistas são relevantes, resultados da luta da categoria", destacou.
A aplicação correta da receita foi tema de outra deliberação da assembleia geral. "Vamos exigir o encaminhamento imediato de Projeto de Lei (PL) que estabeleça reajuste salarial em setembro, baseado nesses 60% determinados pela Constituição Federal", acrescentou.
Os profissionais definiram ainda a realização de outro Conselho de Representantes e assembleia geral na primeira quinzena do mês de abril deste ano. "A mobilização dos profissionais e massificação da importância da implementação e reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) durante o Conselho de dezembro de 2009 foram determinantes para que tivéssemos uma proposta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) logo no início do ano letivo", lembrou a vice-presidente do Sintep, Jocilene Barboza.
Comentários