Prius se transformou na aposta da marca pela tecnologia verde e pelo sucesso nas vendas
Toyota fará recall de 400 mil híbridos no mundo todo
O presidente da Toyota, Akio Toyoda, anunciou nesta terça-feira (9) que cerca de 400 mil veículos híbridos da marca passarão por recall no mundo todo, entre eles a última geração de seu modelo Prius, devido a uma possível falha nos freios. Em entrevista coletiva em Tóquio, Toyoda explicou que os detalhes do plano afetarão também Estados Unidos, Europa e outras regiões, além de se comprometer a "recuperar a confiança" dos clientes da empresa japonesa.
A Toyota anunciou que os modelos afetados são a última geração do Prius, o sedã Sai, o Lexus HS250h e o Prius Plug-in, todos eles modelos híbridos, que combinam motor elétrico e a gasolina, e cujos sistemas de freios são similares. A montadora japonesa disse em comunicado que os consertos começarão na quarta-feira no Japão, onde 223.068 serão revisados, e se comprometeu a iniciar as medidas no resto dos mercados o mais rápido possível.
Como medida adicional, a Toyota suspenderá as vendas no Japão do sedã Sai, lançado no final do ano passado, do Lexus HS250h e do Prius Plug-in. As vendas dos modelos padrão da terceira geração do Prius não serão suspensas, já que as correções no software do sistema de freios já foram aplicadas a todos os modelos que saíram da fábrica desde o final de janeiro.
O recall do Prius se soma aos quase oito milhões de veículos Toyota que deverão passar por oficinas no mundo todo por possíveis problemas com a resposta do pedal do acelerador, que pode ficar travado.
Na semana passada,a montadora anunciou ter identificado na América Latina, na África e no Oriente Médio um total de 180 mil veículos equipados com o mesmo acelerador que apresentou problemas na América do Norte e na Europa. Pouco depois de negar um possível recall, a empresa anunciou que os veículos serão submetidos a consertos, segundo uma porta-voz do grupo.
O presidente da Toyota voltou a pedir perdão aos motoristas, como fez na última sexta-feira, assumiu sua responsabilidade no ocorrido e reafirmou seu compromisso com a "qualidade" dos produtos da montadora.
- Estou assumindo a liderança.
Ele se comprometeu a trabalhar conjuntamente com fornecedores e distribuidores de veículos, para "recuperar a confiança" e reafirmar a "qualidade" dos carros da Toyota.
Até o último dia 1º, 94 queixas tinham sido apresentadas ao Ministério dos Transportes japonês por causa da possível falha nos freios do Prius, que a Toyota atribui a um defeito do software e não a uma falha mecânica. Mais de 100 reclamações foram apresentadas também nos Estados Unidos, e por isso veículos de imprensa dão como certo que haverá um recall do Prius em território americano.
O Prius se transformou na aposta da Toyota pela tecnologia verde e seu mais recente sucesso de vendas. Desde que sua terceira geração chegou ao mercado, em maio passado, a empresa japonesa vendeu mais de 300 mil unidades em 60 países.
Comentários