Perspectiva em relação a 2010 é baseada em pesquisa com líderes durante fórum em Davos
Brasil deve ser o país com maior criação de empregos
O Brasil será o país com maior geração de empregos no mundo em 2010, segundo pesquisa realizada com os empresários durante o Fórum Econômico Mundial divulgada nesta segunda-feira (8) pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
- O ministro Guido Mantega apresentou os resultados da visita dele a Davos [sede do Fórum Social Mundial, há duas semanas] e disse que durante o fórum foi feita uma pesquisa com todos os empresários e participantes presentes sobre qual país geraria mais empregos em 2010 e o Brasil ficou em primeiro lugar nessa pesquisa.
O cenário econômico mundial não preocupa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo Padilha. Ele afirma que a crise na zona do euro e as questões ainda pendentes na economia dos Estados Unidos não são as mesmas que afetam o Brasil.
- Tivemos países europeus que tiveram crescimento importante da dívida pública, e em função disso estão correndo situações de risco. Há ainda a economia norte americana, que está retomando o crescimento em um ritmo não tão intenso quanto o do Brasil.
O ministério da Fazenda trabalha este ano com uma perspectiva de crescimento do PIB (produto interno bruto, a soma das riquezas produzidas no país) de 5,2% e da criação de 1,6 milhão de empregos. Em 2009, foram criadas 995 mil vagas, a menor quantidade desde 2003, quando foram criados 645 mil postos de trabalho.
Comentários