Prazo para disputar as 165 mil bolsas oferecidas termina na próxima quarta-feira (10)
ProUni começa a receber inscrições hoje
O ProUni (Programa Universidade Para Todos) recebe inscrições para bolsas a partir deste sábado (6).
Site que recebe inscrições do ProUni
Serão escolhidos 165 mil bolsistas pelo programa neste primeiro semestre. O número é quase 6% maior do que os benefícios oferecdos em 2009 - 156 mil.
O ProUni concede isenção total ou de 50% da mensalidade em faculdades, centros universitários e universidades particulares para alunos de baixa renda.
Ao todo, 86 mil bolsas oferecidas neste ano serão integrais e 79 mil vão ser parciais, em 1.399 instituições de ensino superior. A previsão é o número de beneficiados aumente no segundo semestre.
O R7 havia antecipado, na sexta (5), que o período de inscrições começaria neste sábado. O prazo termina na próxima quarta-feira, dia 10 de fevereiro.
A faixa de renda para obter uma bolsa integral é de um salário mínimo e meio por pessoa do grupo familiar. Para o benefício de 50%, a faixa de renda é de três salários mínimos por pessoa do grupo familiar.
Exigências
Uma das exigências para disputar as bolsas é ter participado da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As notas dos anos anteriores, como 2008 e 2007, não são consideradas.
Também é necessário ter obtido pelo menos 400 pontos em cada uma das quatro áreas da prova - linguagens, redação, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
Os estudantes não podem ter sido graduados em uma universidade para concorrer.
Também é obrigatório atender a pelo menos uma das condições a seguir: ter feito o ensino médio completo em escola pública; ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral; ou ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte em particular como bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino também podem participar do programa.
As datas e orientações para inscrição foram publicadas nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial da União.
Como funciona
Na primeira etapa de inscrições, os estudantes devem informar suas notas do Enem e o número do CPF.
Os candidatos deverão escolher a modalidade de bolsa (parcial ou integral) em até cinco opções de instituições de ensino, cursos ou turnos, dentre as disponíveis conforme a renda familiar per capita.
As notas de corte, periodicamente atualizadas conforme o processamento das inscrições efetuadas, serão exibidas aos estudantes no momento da inscrição.
Resultado
O resultado dos candidatos pré-selecionados será divulgado em 13 de fevereiro.
A segunda etapa do processo seletivo, quando os estudantes terão de comprovar informações e passar por seleção própria da universidade (caso necessário), acontecerá entre 17 e 26 de fevereiro.
Histórico e objetivos
O ProUni foi criado em 2004 pelo governo federal.
Após a realização dessa rodada do programa, vinculada às mudanças pelas quais passou o Enem, o governo federal fixou como meta ampliar o acesso ao ensino superior por meio do Fies (programa de financiamento estudantil).
O Fies atende alunos de uma faixa de renda maior do que os que procuram o ProUni.
As regras do programa de bolsas neste ano não mudaram, afirma a secretária de educação superior do ministério, Maria Paula Dallari Bucci:
- O ProUni é um programa estabelecido, muito bem sucedido, que já recebeu quase 600 mil alunos nos seus cinco anos de vida. Ele vai funcionar exatamente segundo as mesmas regras [do ano passado]. O aluno tem cinco opções, vai concorrer usando a nota do Enem. Conforme a renda, ele pode ser bolsista integral ou obter uma bolsa de 50% na instituição que escolher.
Comentários