Carlos Abicalil assume novo mandato no PT; Serys não vai
O presidente reeleito do Diretório Estadual do PT de Mato Grosso, deputado federal Carlos Abicalil, tomará posse neste sábado em novo mandato. A solenidade ocorre no Hotel Mato Grosso Palace, às 09h30 da manhã. A senadora Serys Slhessarenko não vai estar presente. Ela cumpre agenda em São José dos Quatro Marcos, para participar da inauguração das novas instalações industriais da Soroteca Agroflorestal Ltda. E se estivesse, o clima de posse seria conflituoso: o dirigente e a senadora vão disputar a indicação do partido para a vaga ao Senado Federal.
A posse de Abicalil confirma a ampliação do domínio do grupo liderado pelo ex-senador José Dirceu, da qual Abicalil faz parte. Além dele, integra a articulação do grupo o deputado estadual Saguas Moraes, atual secretário de Educação do Governo; e o suplente no exercício do cargo, Alexandre César. No Processo de Eleições Direta (PED), Abicalil 5.359 votos, o que representa 63,31% dos votos válidos. A chapa Construindo um Novo Mato Grosso, que apóia Abicalil, também saiu vitoriosa na eleição, com 4.888 votos (59,95% dos votos).
Ao contrário do que se propaganda, não existe a menor possibilidade de um “racha” dentro do PT por conta da disputa que o parlamentar federal pretende travar para assumir a indicação do partido para ser candidato ao Senado. O domínio do grupo de Abicalil é amplo e está consolidado. A senadora Serys, já comunicada do desejo do grupo de ocupar a indicação, anunciou que pretende recorrer ao corpo-a-corpo com os filiados petistas para tentar se firmar na indicação. Ela também espera contar com a interferência do Diretório Nacional.
“A situação da senadora é complicada” – admitem assessores próximos, ao lembrar que esse quadro já estava desenhado muito antes do PED. “Não há surpresa nesse comunicado. Todos já sabiam o que ia acontecer com a consolidação do resultado”.
Na mesma ocasião, os demais membros do Diretório também serão empossados. Tanto o presidente quanto os dirigentes petistas terão mandato de três anos (2010-2013). A nova diretoria foi eleita no último Processo de Eleições Diretas do PT (PED 2009) realizado no dia 22 de novembro do ano passado.
Após a solenidade de posse, o novo diretório realiza a primeira reunião e formaliza a Diretoria Executiva do PT-MT, que tem papel de orientar as ações do partido durante a gestão dessa diretoria.
Autoridades e representantes de outros partidos confirmaram presença no evento. Como o vice-governador Silval Barbosa (PMDB); o presidente do PSB, deputado federal Valtenir Pereira; o presidente do PCdoB, Miranda Muniz; o secretario Geral do PDT, Rodrigo Rodrigues; o secretario de Relações Institucionais do PDT, Valdinei Arruda; o dirigente nacional do PDT, Everton Roberto; e representante do PR. Ainda estarão presentes representações dos Movimentos Sociais, prefeitos, secretarios municipais e dirigentes do PT.
Comentários