Para promotor, adolescentes fazem apologia ao crime. População deve ajudar a vigiar as páginas da internet.
MT: menores infratores exibem armas na web
Em Mato Grosso, a polícia descobriu que menores infratores estão usando a internet para exibir armas e material adquiridos em roubos. Essa apologia mostra que, cada vez mais cedo, adolescentes estão entrando no mundo do crime. E, segundo as autoridades, os jovens estão agindo sozinhos, sem a presença de adultos.
As câmeras do circuito interno registraram o momento em que dois rapazes invadiram uma lan house, agrediram os clientes e roubaram todo o dinheiro do caixa. Um deles é menor e já tem passagem pela polícia.
Esse é apenas um dos casos em que a polícia identifica menores como autores de crimes na região de Cuiabá. Só em 2009, quase mil jovens foram detidos por envolvimento em crimes como roubo, assalto e homicídio. "Não existe mais a cooptação de adolescentes, eles estão indo para cometer o crime e eles são efetivamente os autores", disse o delegado Francisco Kunze Júnior.
Os investigadores encontraram páginas personalizadas na internet de menores que já têm passagem pela polícia. Em uma delas, uma criança é usada para simular uma tentativa de homicídio.
Em outra, o autor relata os crimes pelos quais já foi enquadrado, como porte ilegal de arma, tráfico, furto e roubo.
Para o promotor José Antônio Borges, que acompanha as investigações, a exibição das fotos é mais um delito: apologia ao crime. "Eles estão fazendo propaganda do resultado dos crimes deles. Estão mostrando as armas, mostrando o dinheiro, as joias roubadas e dizendo "sou o herói". Isso é apologia ao crime", comentou.
Para a psicóloga Ilda Moreira, essa é uma tentativa dos jovens de mostrar poder que eles não têm e demonstra um comportamento de quem perdeu o contato com a realidade.
A orientação da polícia é para que a população ajude a vigiar as páginas e a denunciar os crimes cibernéticos.
Comentários