Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 04 de Fevereiro de 2010 às 17:03
Por: Cirilo Junior

    Imprimir


A sequência de altas temperaturas vem fazendo o consumo de energia disparar, e a demanda registrou, nesta quinta-feira, o quarto recorde consecutivo. Por volta das 15 horas, houve pico de 70.600 MW (megawatts) na demanda, de acordo com dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

O ONS atribui a pressão da demanda ao forte calor. Em média, as máximas estão 3ºC acima do que era verificada neste período, no ano passado. Outro fator que vem contribuindo é a recuperação do segmento industrial, após um período de baixo consumo em função da crise.

Ontem, o pico havia sido de 70.421 MW, com registro de recordes também nos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste. A média, ao longo do dia, foi de 61.726 MW. Desse total, 80,21% foram gerados por usinas hidrelétricas nacionais. Itaipu, que é binacional, foi responsável por outros 12,22%.

As usinas termelétricas despacharam 2.542 MW médios, o correspondente a 4,12% do total. As usinas nucleares contribuíram com produção de 1.956 MW, o correspondente a 3,17% de tudo o que foi gerado.

Conforme mostra reportagem da Folha desta quinta-feira, especialistas apontam que as térmicas vem sendo ligadas para evitar sobrecarga no sistema e evitar novos apagões, à medida em que Itaipu aumenta sua geração para atender à demanda.

O nível dos reservatórios mostra que há reserva suficiente para suportar o aumento da demanda. Na região Sul, 96,75% dos reservatórios estão cheios. No subsistema Centro-Oeste/Sudeste, a proporção é um pouco menor, com 76,93% das reservas preenchidas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143628/visualizar/