Ministra fez hoje balanço dos três anos da primeira fase do programa do governo
Dilma diz que PAC 2 vai focar no combate às enchentes
Um dos focos do PAC 2, segunda etapa do Programa de Aceleramento do Crescimento, serão os sistemas de drenagem que devem evitar alagamentos como os que têm ocorrido em São Paulo nos últimos dias. Questionada se São Paulo não estava recebendo dinheiro do PAC, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (4) durante o balanço de três anos do PAC, que o governo federal está pronto para investir no Estado para garantir a construção de novos “piscinões”.
- O governo está absolutamente pronto para entrar com recursos para assegurar obras que garantam mais piscinões, ou que pelo menos cumpra os piscinões que estavam previstos em programas anteriores.
Os piscinões são reservatórios que armazenam a água das chuvas para minimizar as enchentes em regiões consideradas críticas de São Paulo.
Em visita a São Paulo no início do mês passado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que queria sentar para conversar sobre as prioridades de São Paulo, entre elas a questão das enchentes.
- Eu acho que está na hora da gente sentar e tentar encontrar uma alternativa definitiva para resolver o problema das enchentes (..) Nós vamos apresentar agora dia 26 de março o novo PAC para 2011-2015, porque precisamos colocar dinheiro no Orçamento e eu gostaria imensamente, Kassab [Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo], que o prefeito da cidade de São Paulo estivesse presente para que a gente pudesse definir quais as coisas prioritárias para a cidade de São Paulo.
O PAC 2 deve ser oficialmente lançado pelo governo em março e prevê, principalmente, obras em infraestrutura para a área urbana. O programa será lançado em 2010, mas a execução só deve ocorrer no próximo governo.
Comentários