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Economia
Quinta - 04 de Fevereiro de 2010 às 08:00
Por: Marcondes Maciel

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A forte procura por produtos da chamada “linha branca”, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar, no final de 2009, refletiu diretamente no abastecimento das lojas de eletrodomésticos da Grande Cuiabá. Em janeiro as vendas subiram de 20% a 30% em relação a igual mês de 2009 e, em algumas redes, o crescimento chegou a 40%. Com isso, as redes de varejo locais encontram dificuldades para repor seus estoques.

Em Cuiabá, a compra de produtos da linha branca está cada dia mais difícil, uma vez que produtos de várias marcas – Eletroluz e Brastemp, por exemplo - estão em falta no mercado.

O motivo é o alto consumo provocado pela redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), que desde abril do ano passado aqueceu a economia e estimulou a procura por eletrodomésticos. O benefício da redução do imposto vigorou até o último dia 30 de janeiro, daí a explicação para a grande procura.

No comércio local, a queda nos preços dos eletrodomésticos estimulou os clientes a correram para as lojas – que dividem em até 36 parcelas – aproveitando as ofertas e provocando a falta de eletrodomésticos no mercado. “Na verdade, as lojas não esperavam esta correria e muitas ficaram sem estoques disponíveis”, afirma Paulo Gasparotto, da Federação do Comércio do Estado e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL). Segundo ele, a previsão é normalizar o abastecimento dentro de 30 dias.

“Janeiro foi um mês atípico para o setor de eletrodomésticos, por isso tivemos este problema. A demanda cresceu além das expectativas das indústrias e alguns fabricantes não estão conseguindo entregar produtos na proporção que o varejo gostaria. O que houve foi um superaquecimento na demanda em prazo muito curto, o que não era esperado pelas indústrias", afirmou.

LOJAS - Os produtos com maior saída no mercado são os de baixo valor, que estão demorando alguns dias para serem entregues. “Antes, entregávamos no mesmo dia, agora o prazo está mais estendido”, disse o executivo de uma rede de eletrodomésticos. Outras redes confirmam que os itens mais difíceis de entregar são os produtos da linha branca.

José Friedel, gerente do Ponto Certo da Loja 13 de Junho, confirma a falta de mercadorias na loja. “Alguns produtos das marcas Eletrolux e Brastemp estão em falta, mas temos outros [de outra marca] disponíveis para substituir”, diz. Ele conta que a loja já está renovando seus estoques e, no momento, aposta na venda de móveis.

Na City Lar do CPA, as vendas tiveram crescimento no mês de janeiro e alguns produtos como geladeira, fogão e lavadoras estão em falta. “Estamos conversando com os consumidores e apresentando alternativas para venda de produtos similares”, afirma o gerente Paulo Alécio. “O consumidor acaba sempre levando, pois facilitamos a venda com um bom plano de pagamento”.

Jonas Souza, gerente da loja Novo Mundo na rua 13 de Junho, diz que rede está procurando outras opções para não deixar o consumidor voltar para casa sem o produto. “Não vendemos produtos que não temos em estoque”, explica. Por conta do intenso movimento de consumidores, a loja registrou crescimento de 30% nas vendas em relação a janeiro de 2008. “O mês começou bem aquecido e esperamos que continue assim durante o ano todo”.






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