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Cidades/Geral
Quarta - 03 de Fevereiro de 2010 às 13:48
Por: Thiago Itacaramby

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O Governo do Estado está cada vez mais contribuindo com a conservação e restauração da malha viária de Mato Grosso, principalmente as rodovias não-pavimentadas (sem asfalto). Dados divulgados esta semana pelo Programa de Governo – MT Regional mostram que os 15 Consórcios Intermunicipais contribuíram com os motoristas que trafegam por essas regiões. A iniciativa recebe apoio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Em 2009 foram executados 18.331,8 quilômetros de estradas não-pavimentadas. Se comparado com o ano de 2008, foi de 13.285,3 quilômetros. De fato, houve aumento de 38% da produtividade. Isso significa que mais cascalhamento, aterro, patrulhamento entre outros serviços foram prestados nessas regiões. A maioria das estradas é responsável pelo escoamento de produtos provenientes da Agricultura Familiar e transporte escolar.

Os dados revelam que 88,97% dos serviços conseguiram suprir os mais de 20 mil quilômetros de áreas sem asfalto do Estado. Em 2009, os maquinários trabalharam até o mês de novembro. Já o ano anterior, esse índice registrou apenas 63,2% de todo o território.

No total são 212 equipamentos e média de 17 funcionários por Consórcios. As despesas ano passado foram de R$ 43,2 milhões. Já em 2008, o valor é de R$ 21,9 milhões. O valor pago por quilômetro recuperado saiu por R$ 2.289,43 aos cofres públicos. Essas despesas preveem manutenção dos veículos, mão-de-obra, entre outros gastos.

Conforme explicou o gerente de Desenvolvimento Regional, Elias Barbosa de Novaes vários fatores contribuíram para o avanço das atividades executadas pelas patrulhas rodoviárias. Houve aumento das parcerias com as associações de produtores rurais no sentido de arrecadar recursos e aquisição de maquinários como caminhão pipa, caçamba entre outros; estadualização de estradas vicinais em prol do desenvolvimento agrícola; abertura de novas estradas. A região do Araguaia foi uma das áreas mais beneficiadas seguido pela região Sul.

“Cabe à Sinfra definir o planejamento de atividade dessas patrulhas, já o MT Regional é quem fiscaliza mediante relatórios repassados pelos Consórcios”, destacou o responsável. Novaes comentou que este ano serão criadas novas planilhas, com mais precisão de dados a fim de contribuir para esta ação de Governo. O planejamento é feito por meio de um comitê gestor que é composto por representantes da Sinfra, MT Regional, Consórcio e produtores rurais.

Cada Consórcio recebe repasse de R$ 10 mil para custear pequenos reparos entre eles troca de pneus e óleo, além de outras despesas mensais.






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