Windows Live Messenger teve pouco crescimento entre 2008 e 2009, mas ainda é líder
Pesquisa: Brasileiros usam cada vez mais programas alternativos ao MSN
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (3) pela empresa americana de pesquisa comScore revela que os brasileiros estão usando cada vez mais serviços de bate-papo instantâneo alternativos ao Windows Live Messenger, popularmente conhecido como “MSN”, principalmente aqueles acessados pela internet sem necessidade de ter o programa instalado no computador.
A maioria desses sites oferece a opção de se conectar a vários serviços de comunicação instantânea, inclusive ao Windows Live Messenger, quando as versões em programa estão com problema de instalação ou não podem ser instalados, por exemplo, nos computadores do trabalho, escolas e universidades.
Os dados da pesquisa se referem ao mês de dezembro de 2009 e são comparados com o mesmo mês de 2008. Há dois meses o Windows Live Messenger atingia 21,5 milhões de usuários, crescimento de 2% em relação ao ano anterior.
O eBuddy chegou a 1,8 milhões de usuários, muito longe do primeiro colocados, mas com um crescimento de 330% em um ano. O Meebo cresceu 103% e chegou a 840 mil usuários.
O maior crescimento (1.236%) foi o do serviço Iminent, que passou de 56 mil usuários em 2008 para 686 mil em 2009. O aplicativo Skype também cresceu muito: 1.166%.
Já o aplicativo Google Talk, usado em sites como Orkut e GMail. teve uma queda de 5% na audiência.
A pesquisa foi feita com usuários da web domésticos ou no trabalho e que têm mais de 15 anos de idade.
Comentários