Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 03 de Fevereiro de 2010 às 07:50

    Imprimir


O Estado de Mato Grosso tem registrado redução de casos de hanseníase e intensificou as ações de enfrentamento da doença, traçando planos estratégicos a serem adotados durante o ano de 2010.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, comentou sobre o êxito do Estado na redução dos casos, visto que Mato Grosso permaneceu décadas no primeiro ranking de casos do País. Hoje, com a notificação de 2.275 casos novos, está em quinto.

Alzira Rodrigues dos Santos, 56, representa em Mato Grosso a Ong Idea que trabalha no intuito de cada vez mais levar os conhecimentos necessários a toda população sobre a Hanseníase, além principalmente de trabalhar com o foco voltado ao preconceito ainda latente entre as pessoas.

Alzira Rodrigues contou que hoje, graças ao tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde, ela obteve a cura. É importante observar que as equipes são altamente capacitadas de forma a diagnosticar precocemente os pacientes para que todos consigam êxito no acompanhamento.

"A Ong Idea é formada por pessoas portadoras e ex-portadoras da Hanseníase. Trabalhamos de forma incansável a acabar com o estigma de que pessoas com hanseníase devem ficar isoladas, sendo que o fator principal é o apoio moral, social e familiar", conta Alzira.

Alzira ressalta ainda outra preocupação. A pessoa com hanseníase deve aceitar e assumir, pois antes quem tinha a doença era considerado um coitado, porém hoje com o tratamento ofertado na Saúde Pública, os portadores devem se considerar iguais a qualquer outra pessoa.

Sérgio Guimarães, 36, hoje já curado da doença, conta que pela falta de informação, demorou um pouco para descobrir que tinha a hanseníase.

"Hoje também trabalho numa Ong, pois sei o quanto é necessário essa ajuda às pessoas mais carentes de conhecimentos nesta grande luta de combate e controle da hanseníase".

Números - Segundo dados parciais divulgados pela Superintendência de Vigilância em Saúde o número de novos casos de hanseníase em Mato Grosso, em 2009, foi de 2.275, com uma taxa de 73% de cura ocupando o quinto lugar no ranking de estados que mais notificaram a doença, no ano.

Uma série histórica, de 2006 a 2009, mostra que os números da hanseníase vêm caindo paulatinamente nos últimos anos em Mato Grosso. Em 2006, foram 3.169 casos novos da doença no estado. Em 2007 esse número caiu para 3.008 e em 2008 foi de 2.688.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143858/visualizar/