Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 03 de Fevereiro de 2010 às 07:13
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


A direção da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTU) calcula que 10% dos estudantes que utilizam o passe-livre possam enfrentar problemas no reinício das aulas na rede pública na semana que vem. De acordo com o secretário da pasta, Edivá Alves, a estimativa refere-se aos alunos novos que não possuem o cadastro no sistema da Associação dos Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU).

Ele trabalha nesta hipótese com o fato de todos os alunos que já utilizam o sistema cadastrarem seus cartões indutivos que controla o passe-livre. O cadastro deve ser feito pela direção das escolas com atualização de dados de um CD encaminhado pela SMTU via ofício. As dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (65) 3315-4216. O secretário diz que servidores da secretaria estão à disposição para tirar dúvidas para o cadastro.

"Passamos o cadastro do ano passado. Se a direção das escolas não fizer isso, vamos ter um residual de 10% de alunos, tanto particular quanto público", informa. "Vai ter 10% dos estudantes que vão ter problema no início", avisa sobre a falta de cadastro.

Neste caso, a falta de cadastramento já se transforma em uma outra dor-de-cabeça para o retorno das aulas dos estudantes. A direção da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTU) informou há dois meses da necessidade de confirmação ou validação dos alunos das escolas, mas a maioria delas não tem realizado o trabalho.

A iniciativa é uma tentativa para evitar filas quilométricas, como as que foram verificadas no ano passado, durante o recadastramento na SMTU do passe-livre dos estudantes.

Pico - Em outra ponta do sistema de transporte coletivo de Cuiabá, o secretário e sua equipe precisam resolver alguns gargalos. Um deles é a solução para os problemas de pico de usuários, geralmente pela manhã. O intervalo de utilização de ônibus é do mínimo 180 mil a 270 mil pessoas diariamente.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143861/visualizar/