Vereadores de Cuiabá realizam sessões plenárias na AL
Segundo José Riva, a iniciativa melhora ainda mais o relacionamento dos vereadores com os deputados nos encaminhamentos de reivindicações sociais ao Governo do Estado. “Já temos uma boa convivência na tentativa de obter respaldo das reivindicações feitas à sociedade. E neste período, a nossa atitude foi a de ajudar”, afirmou Riva.
Já o 1º secretário, Sérgio Ricardo (PR), destaca a agilidade das articulações sociais em reuniões com os vereadores na Assembleia Legislativa, o que resulta em encaminhamentos ao Executivo. “Somos uma casa cidadã, democrática e política. Muitos desses que hoje são vereadores farão parte do legislativo estadual”, argumentou Sérgio.
Na avaliação da deputada Vilma Moreira (PSB), a Assembleia Legislativa cumpriu com sua função social ao ceder parte de sua estrutura para os vereadores. “Essa atitude também é nossa obrigação com os colegas parlamentares, mas principalmente com a sociedade”, resumiu a deputada.
O 2º secretário da AL, deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), analisou a iniciativa como “interessante e propícia aos debates”. “Estamos na expectativa das eleições e de assuntos de caráter emergencial à sociedade. Essa atitude entre os parlamentos é extremamente salutar”, avaliou Dal Bosco.
De acordo com Deucimar, a reforma na Câmara de Vereadores visa para melhorar o atendimento ao público e a atuação dos parlamentares. Uma parte da obra deve ser entregue no dia 23 de fevereiro, mas o legislativo municipal estará totalmente em condições de atender ao público, no dia 15 de março. “Vamos continuar com as nossas sessões na Assembleia Legislativa para que a sociedade não fique prejudicada”, explicou Deucimar.
O vereador garantiu a participação da Câmara de Vereadores de Cuiabá nas articulações de movimentos grevistas, como a dos dentistas - que busca melhorias salariais junto à Prefeitura de Cuiabá, além de outros temas de interesse da sociedade. Deucimar Silva aproveitou a ocasião e falou sobre a possibilidade de queda do duodécimo de 5% para 4.5% para o legislativo municipal, após decisão do Congresso Nacional que prevê o aumento de vereadores no país, mas com redução de duodécimo das prefeituras.
“Temos o compromisso e recuperar o prédio da Câmara de Vereadores que agora passou a ter um reforma de verdade”, afirmou o parlamentar. De acordo com ele, a obra está orçada em R$ 3 milhões.
Nas dependências da Assembleia Legislativa, Deciumar Silva pretende colocar em pauta, discussões sobre o regimento interno do legislativo municipal, a lei orgânica do município e o repasse do duodécimo.
Comentários