Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 22 de Julho de 2013 às 07:59
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


Agroindústria cresce, mas desempenho ainda é modesto, diz pesquisa da CNA
Agroindústria cresce, mas desempenho ainda é modesto, diz pesquisa da CNA
O segmento industrial do conjunto do agronegócio registrou, desde o início do ano, o desempenho mais expressivo no mês de abril - aumento de 0,97% -, segundo levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), divulgado na quinta-feira (18).


 
Com isso, a taxa acumulada nos no período de janeiro a abril foi de 1,64%, frente a 0,67% observada até março. Apesar da melhora registrada em abril, em termos acumulados, a agroindústria é o segmento com menor crescimento em 2013. Para a indústria agrícola, o avanço no mês foi de 1,03%, elevando para 1,75% o crescimento acumulado no quadrimestre. Para a indústria pecuária, o desempenho mensal foi de 0,55%, com aumento de 0,91% de janeiro a abril.


 
Na indústria agrícola, a performance positiva esteve condicionada ao crescimento das indústrias de madeira e mobiliário, papel e celulose, elementos químicos (etanol) e beneficiamento de produtos vegetais: todas com crescimento tanto no mês quanto no quadrimestre. 


 
Na indústria do etanol, a expectativa de forte aumento anual na produção (29%) explica o resultado da atividade no período, uma vez que, em preços, o cenário ainda é de queda - frente ao nível do mesmo período de 2012. Segundo agentes do setor, os preços em aceleração e o superávit no mercado mundial de açúcar tornaram mais atrativa a produção do etanol, daí o avanço no faturamento da atividade.


 
Mesmo decrescendo no mês, a indústria de óleos vegetais acumulou expansão de 0,22% no quadrimestre. Nesta atividade, o maior patamar de preços se sobrepôs à baixa no volume, impedindo que houvesse queda no faturamento.


 
As demais indústrias recuaram tanto no mês quanto no ano. Com preços e volumes em queda, as indústrias têxtil e de vestuário decresceram no quadrimestre 1,78% e 4,08%, respectivamente. As indústrias do café e do açúcar também recuaram 0,19% e 8,03%, sendo que, nestas, a diminuição apenas em preços explica o desempenho negativo no período. No mercado do açúcar, permanece a perspectiva de elevado excesso global do produto e queda significativa em preços. 


 
Em março, a indústria de base pecuária manteve ritmo de expansão, avançando 0,55%. Com isso, no acumulado do ano, o crescimento foi para 0,31%. Dentre as atividades de processamento animal, a indústria de lacticínios se manteve na dianteira, sendo a única a registrar crescimento tanto no mês (1,35%) quanto no quadrimestre (4,01%). 


 
Na comparação entre os períodos, o preço médio real da indústria de laticínios cresceu 5,71%; em volume, a expansão foi ainda mais expressiva, de 6,44%, daí o desempenho positivo da atividade neste início do ano. Segundo atacadistas consultados, o consumo dos derivados seguiu firme mesmo com os preços subindo. Entretanto, alegam que não há mais espaço para grandes aumentos, visto que isso limitaria a demanda do consumidor final.


 
Após recuarem durante os três primeiros meses do ano, as indústrias de calçados e abate de animais voltaram a crescer 0,20% e 0,22%, respectivamente. Em ambas, a melhora nos volumes processados e a aceleração de preços explicam o desempenho em abril. Ainda assim, a indústria de calçados segue com preços e volume inferiores a 3,34% e a 1,10%, respectivamente, no comparativo entre os quadrimestres. 


 
Já a indústria de abate mantém retração de 1,09% em termos de volume, contra preços 0,49% acima do patamar do mesmo período de 2012. 


 
O segmento de distribuição (comércio e transporte) do agronegócio nacional apresentou crescimento de 0,77% em abril, acumulando no ano expansão de 2,99%. Para o segmento de distribuição do setor agrícola, o avanço em abril foi de 0,78%, o que elevou para 2,61% a taxa acumulada no ano. 


 
Refletindo o ritmo mais aquecido nos segmentos a montante, a distribuição do setor pecuário cresceu 0,75% no mês e 3,92% no acumulado do período, diz a pesquisa feita pela CNA e Cepea.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/14397/visualizar/