Presidente deve permanecer o fim de semana descansando no Palácio do Alvorada
Lula volta a Brasília após crise de saúde
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta tarde de sábado (30), no Palácio do Alvorada, em Brasília, após ter sofrido uma crise de hipertensão a caminho do Fórum Mundial Econômico, em Davos, na Suíça na última quarta-feira (27).
Lula chegou acompanhado pela primeira-dama, Marisa Letícia, e deve ficar o fim de semana no Alvorada. Ele irá retomar a agenda oficial nesta segunda-feira (1º).
Mais cedo, em São Paulo, o presidente fez piada sobre a sua internação e disse que continuará viajando, com o aval do médico Roberto Kalil Filho, do InCor (Instituto do Coração).
Na ocasião, Lula conversou com a imprensa acompanhado de Marisa Letícia, que também fez check-up e passa bem.
Ele afirmou que os exames que realizou foram “perfeitos” e que ele mede todos os dias sua pressão arterial às 6h. Ele ainda admitiu que o problema ocorreu devido ao excesso de trabalho e a muitas horas acordado.
Após passar mal no avião na última quarta-feira, Lula foi levado até o Hospital Português de Recife, em Pernambuco, onde ele ficou internado por algumas horas.
A pressão arterial do presidente chegou a ficar 18 por 12, quando o normal para ele é de 11 por 8.
Em São Paulo, Lula se submeteu a exames de sangue e urina, ecocardiograma, ultrassom de abdome total e tomografias de crânio, carótida, tórax, coronária, abdome e vascular. A primeira-dama também passou por um check-up. Além dos exames listados, Lula foi submetido a uma avaliação urológica, e Marisa, a uma avaliação ortopédica.
O médico de Lula disse que o presidente não gosta de fazer exames e que deve prestar atenção na dieta e voltar a fazer atividade física todos os dias. Calil descartou que o presidente seja hipertenso e Lula prometeu que irá cuidar mais da alimentação.
Comentários