Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 30 de Janeiro de 2010 às 10:49
Por: Sergio Guimarães

    Imprimir


Como parte da Semana de Combate à Hanseníase a Coordenadoria do Controle de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de São José do Rio claro, intensificou durante a ultima semana do mês de janeiro e a primeira do mês de fevereiro, as ações no combate a hanseníase, com palestras com o objetivo de alertar a comunidade sobre os sintomas, formas de prevenção e tratamento da doença.

De acordo com a coordenadora, a Fisioterapeuta Dircilene Maria Rodrigues, as preocupações têm aumentado em virtude do numero de casos no município – foram 48 (quarenta e oito) no ano de 2009 sendo 04 (quatro) em crianças – atingindo índices considerados altos para a população.Apesar de a hanseníase ser uma doença que tem cura a maior preocupação da coordenadora é o surgimento de casos novos. “Ficamos preocupados quando surgem novos casos, principalmente em crianças, é sinal de que esta alguém está transmitindo a doença.”, disse Rodrigues.

Com relação à Hanseníase, que foi o tema principal da campanha, devemos lembrar que: a hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecto contagiosa causada por um microorganismo (bactéria), denominada Mycobacterium leprae.

Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior em meio às secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.
Seus principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

A hanseníase tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito.

Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida ocorrerá à cura. Uma outra medida preventiva é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144260/visualizar/