Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 30 de Janeiro de 2010 às 08:13
Por: Marcus Aio/vc repórter

    Imprimir


Avenida Dom Aguirre, em Sorocaba, foi atingida pelos temporais
Avenida Dom Aguirre, em Sorocaba, foi atingida pelos temporais

As pancadas de chuva que estão previstas para a tarde e a noite deste sábado em São Paulo podem levar a cidade a superar o recorde de chuva em janeiro. Segundo a Climatempo, pode chover a partir da tarde na capital paulista, mas não há previsão de temporais. Esse cenário, entretanto, pode superar o recorde de volume de chuva registrado pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), pois faltam menos de 7 mm para superar o recorde.

Atualmente, o mês de janeiro de 2010 é o segundo mês mais chuvoso desde que os índices pluviométricos começaram a ser medidos, em 1943. Às 10h da sexta, o Inmet observou um acúmulo de 474,6 mm no pluviômetro do Mirante de Santana, na Zona Norte da cidade. O recorde histórico é de 481,4 mm, estabelecido em 1947. Informações preliminares da Climatempo indicam que na manhã deste sábado, faltam apenas 3 mm para superar a marca. A chuva prevista para este sábado, portanto, fazer com que o mês de janeiro de 2010 seja o mais chuvoso da história.

Durante a semana, São Paulo tem estado dentro de um sistema de baixa pressão, que vem produzindo uma enorme e extensa massa de nuvens e de chuva por todo o Estado. No fim de semana, pode ocorrer a entrada de uma grande massa de ar seco sobre a região sudeste do Brasil. Com a entrada da alta pressão, quase toda a instabilidade vai se dissipar e finalmente a chuva dará uma trégua para os paulistas.

Confira a previsão do tempo na sua região:

Sudeste
No sábado, áreas de instabilidade provocam chuva a qualquer hora do dia, com alguns períodos de melhoria e aberturas de sol no sul e no centro-oeste de São Paulo. Dia de sol forte, sem chuva no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e na zona da mata, na capital e no norte, no nordeste e no leste de Minas. Nas demais áreas, o sol aparece durante grande parte do dia e ocorrem pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.

Sul
No sábado, o sol aparece na maior parte do dia e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde no centro-sul, no oeste e no noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste catarinense e no sudoeste do Paraná. Nas demais áreas, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora. No Paraná o risco de chuva forte é bastante elevado.

Centro-Oeste
No sábado, o sol aparece durante grande parte do dia e ocorrem pancadas isoladas de chuva a partir da tarde no centro-norte de Goiás e no Distrito Federal. Muitas nuvens, tempo abafado e chuva ainda pela manhã nas demais áreas de Goiás, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.

Norte
Neste sábado, o ar quente e seco mantém o tempo firme e com muito sol em Roraima. No norte do Amazonas e no sudeste do Tocantins, o sol brilha forte, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e acontecem pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas, muitas nuvens, períodos com sol e chuva no decorrer do dia.

Nordeste
No sábado, muitas nuvens, períodos com sol, tempo abafado e chuva no Maranhão, no centro-norte e no oeste do Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no litoral de Pernambuco. Sol forte e tempo firme no centro-oeste da Bahia e no Planalto da Conquista. Nas demais áreas, o sol aparece durante grande parte do dia e acontecem pancadas rápidas de chuva.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144282/visualizar/