Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 29 de Janeiro de 2010 às 10:02
Por: Alecy Alves

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) disponibilizou um hotsite em sua página na internet (www.ufmt.br) com a lista de cursos, dados sobre matrícula, telefones, equipe plantonista e localização de faculdades e departamentos para auxiliar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e escolherem a instituição mato-grossense para estudar.

Além das informações específicas da UFMT, o aluno poderá, com esse mesmo recurso, acessar o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do Ministério da Educação, no qual saberá sua nota e terá a chance de acompanhar diariamente a concorrência nos cursos das faculdades que aderiam ao Enem como vestibular.

Depois de confirmar seus dados cadastrais, escolher a universidade e o curso, o aluno obterá sua pontuação e a nota de corte. Com essa informação ficará sabendo se tem ou não chances de aprovação em suas escolhas, ou seja, na faculdade e cursos que optou.

Alexandre Martins dos Anjos, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFMT, explicou que essa primeira simulação é somente um indicativo da concorrência. Conforme regras definidas pelo MEC, o vestibulando tem até o dia 3 próximo, às 23h59 (horário de Brasília), para fazer simulações, acompanhar as notas de cortes, concorrência de todos os cursos e efetivar sua inscrição.

No dia 5 de fevereiro, os inscritos saberão se alcançaram a pontuação necessária. Na UFMT, os aprovados poderão se matricular entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

Entre os dias 15 e 20 acontece uma nova disputa. Os estudantes que ficaram de fora da primeira seleção poderão concorrer às vagas de candidatos selecionados que não efetivaram suas matrículas. Depois disso, na etapa denominada suplementar, os candidatos ainda terão o período de 1° a 3 de março para disputar a sobra de vagas numa espécie de terceira chamada.

Alexandre lembra que diariamente o Sisu fica fechado da zero hora aos 5h59 para que as informações armazenadas nas horas anteriores, como as inscrições dos candidatos, possam ser processadas. Outro dado importante, diz, é que valerá como opção de curso a última inscrição do estudante. Ou seja, se o candidato fez simulações e se inscreveu para vários cursos, o sistema computará o mais recente.

A efetivação da matrícula será nos moldes tradicionais. O candidato terá de comparecer na coordenação do curso levando documentos pessoas.

De acordo com Alexandre, quem estiver encontrando dificuldades para entender e acessar o sistema pode ligar para o plantão (3615-8115) ou se dirigir à sede da Secretaria de Tecnologia da Informação, na UFMT. Para quem não dispõe de computador, o Ganha Tempo oferece acesso gratuito à internet.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144398/visualizar/