Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 29 de Janeiro de 2010 às 04:04
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


Chico Ferreira/Arquivo
Vacinação começará pelas aldeias
Vacinação começará pelas aldeias

A vacinação contra a Influenza A (H1N1), gripe suína, vai começar pelas aldeias indígenas em Mato Grosso, onde foi notificada a grande maioria dos casos nos últimos 3 meses. Os Xavantes, por exemplo, ficaram isolados por determinação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para evitar a proliferação da doença no ano passado.

Os profissionais da área da saúde, que trabalham diretamente com os doentes, também estão inclusos nesta primeira etapa da imunização, que começa no dia 8 de março. Até o mês de abril, acontecem mais 3 etapas. Uma será para gestantes e doentes crônicos e depois para adultos entre 20 e 29. O último grupo da lista é dos idosos.

As doses serão fracionadas porque os laboratórios brasileiros não têm condições de atender a demanda e uma porcentagem será importada. O produto não permite o armazenamento por longos períodos porque o vírus faz mutações e as doses perdem o efeito.

A quantidade que será encaminhada para Mato Grosso ainda não está determinada. O Ministério da Saúde pediu aos municípios que fizessem uma lista com os beneficiados e a relação tem até a primeira quinzena de fevereiro para ser entregue.

A coordenadora de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Valéria de Oliveira, explica que a ação acontecerá em pontos estratégicos fixos e não em todas as policlínicas, que devido à epidemia de dengue estão lotadas. A ideia é evitar aglomerações, um dos fatores que facilitam a contaminação pelo vírus.

Ela explica que as grávidas serão vacinadas a partir da segunda fase, que começa no dia 22 de março. As gestantes estão entre as prioridades porque como possuem um sistema imunológico frágil, a contaminação pode ser fatal para ela e à criança. Tanto as grávidas como as pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, precisam levar um atestado médico confirmando o estado de saúde quando forem receber a dose.

A vacina tem contra-indicações para as pessoas alérgicas a ovo. A técnica afirma que é no embrião da galinha que o vírus se reproduz. Assim que tratado, o material é usado na confecção da vacina. Valéria conta que o vírus está perdendo a força e mesmo com as mutações está menos letal. Este ano foram 24 casos notificados e a tendência é diminuir devido às ações de saúde.

Tamiflu - O remédio indicado para o combate à gripe suína não está fazendo efeito em alguns casos devido ao consumo do medicamento sem prescrição médica. Valéria assegura que o vírus está resistente à substância e outras drogas são ministradas.

Em 2009, foram registradas 1.412 suspeitas da doença, sendo que 137 foram confirmadas e 77 aguardam a confirmação. Foram 45 óbitos, sendo 28 óbitos confirmados, 7 aguardam resultado, 1 foi por Influenza Sazonal e 9 foram descartados.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144428/visualizar/