Aumentam inscrições na reta final do Minha Casa Minha Vida
Na última semana de inscrições para o programa habitacional "Minha Casa Minha Vida" aumenta a corrida dos que estão em busca de realizar o sonho da casa própria. Já são quase cento e dez mil o número de inscritos. E 31 de janeiro é o prazo máximo para se candidatar ao sorteio de uma das 4.875 casas que serão construídas através do programa em Mato Grosso. Desse total, 3.624 são para Cuiabá e Várzea Grande e 1.251 para as cidades de Rondonópolis, Cáceres e Sinop. As inscrições foram abertas em maio de 2009.
A superintendente do setor de Habitação da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Lúcia Andrade, alerta a população para que faça o cadastro no prazo previsto já que não haverá prorrogação. “Depois que divulgamos a data limite aumentaram as inscrições, o que significa que as pessoas estão aproveitando os últimos dias,” analisa a superintendente.
Os candidatos inscritos que por alguma razão precisarem fazer alterações cadastrais, seja de endereço, número de telefone, ou alguma outra informação relevante, devem encaminhar um requerimento à Setecs, que fará a correção dos dados cadastrais até 19 de fevereiro. Após esse prazo a equipe começa a formatar os dados para o sorteio, que será eletrônico, nos moldes dos sorteios realizados anteriormente, 3% dos imóveis serão destinados a idosos e 3% a portadores de necessidades especiais.
A expectativa é que a entrega das casas seja feita no final do ano. “Esperamos que os sorteios aconteçam no início do segundo semestre e que até o fim de 2010 as pessoas estejam dentro de suas casas”, planeja Lúcia. O prazo de pagamento das casas é de 10 anos e o valor da prestação será equivalente a 10% da renda bruta do sorteado, que não pode ultrapassar três salários mínimos.
Inicialmente seriam construídas um total de 2.243 unidades habitacionais em três residenciais em Cuiabá e três em Várzea Grande. Em dezembro de 2009 foram assinados novos convênios que possibilitarão a construção de outras 2.632 novas casas, inclusive no interior.
Em Cuiabá, serão construídas, no total, 998 casas no Residencial Nova Canaã, 1ª e 2ª etapa, 423 no Residencial Alice Novacki e 322 no Jamil Nadaf. Em Várzea Grande serão 980 unidades habitacionais no Residencial José Carlos Guimarães, 1ª e 2ª etapa, 586 no Residencial Celestino Henrique Pereira, 1ª e 2ª etapa e 315 no Residencial Deputado Gilson de Barros. E no interior, serão construídas 1.251 casas, sendo 215 no residencial Aroldo Fanaia Teixeira, em Cáceres, 500 no residencial Dom Osório Stoffel, em Rondonópolis, e 536 nos residenciais Daury Riva I e II, em Sinop.
Comentários