Cerca de 270 brasileiros estão em Aguas Calientes; alguns dormem em vagões de trem
Embaixada do Brasil no Peru diz que 50 já foram resgatados
Cerca de 50 brasileiros já foram resgatados até a manhã desta quinta-feira (28) de Aguas Calientes, a 20 km de Machu Picchu, segundo a Embaixada do Brasil no Peru. Eles estavam isolados devido às chuvas na região. A previsão é a de que mil pessoas sejam retiradas do local por meio de helicópteros nesta quinta.
O número de brasileiros isolados em Aguas Calientes subiu de 180 para 270, depois da recontagem feita pelo vice-cônsul brasileiro João Gilberto Souza, que esteve na cidade na noite desta quarta-feira (27).
Ao menos 70 brasileiros foram alojados, pela embaixada brasileira, em hotéis e pousadas da região. Hélio Franchini, primeiro-secretário da Embaixada do Brasil no Peru, afirmou:- Nenhum brasileiro ficou na rua. Mas há alguns que estão dormindo desde o começo da semana em vagões de trem.
O tempo bom na região nesta quinta-feira aumentou as perspectivas de resgate. Alimentos e água estão sendo enviados pela embaixada pelos helicópteros. Segundo Franchini, a quantidade ainda não é a ideal. Ele afirma:
- A precariedade no local continua.
Os militares do Peru estão controlando os embarques. Crianças, idosos e feridos têm prioridade nos voos. Franchini afirma:
- O que aconteceu é que a maior parte dos brasileiros no local eram jovens, que acabaram ficando de fato no fim da fila.
Comentários