Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 28 de Janeiro de 2010 às 15:14
Por: Gabriela Guerreiro

    Imprimir


A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse nesta quinta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está bem, com a saúde normal, se recuperando em companhia da família da crise de hipertensão que sofreu na noite de ontem.

Dilma disse que a população brasileira pode "ficar tranquila" porque Lula vai retomar, no máximo na segunda-feira, a sua rotina de trabalhos.

"A população brasileira pode ficar muito tranquila porque o presidente está bem, foi uma pequena crise hipertensiva. Ele está na casa dele em São Bernardo descansando com a dona Marisa. Na segunda feira, se não for um pouquinho antes, vai estar pronto andando por aí", afirmou.

Dilma disse que Lula tem pressão "constante e regular", minimizando o que ocorreu na noite de ontem. "O presidente se preocupou porque nunca teve essa pressão, ele não tem pressão alta. Como não tem, o doutor Cleber [médico da Presidência] achou melhor não viajar. Ontem à noite, antes de tomar remédio, a pressão dele começou a cair", disse.

A ministra, assim como o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), atribuiu a crise hipertensiva de Lula à extensa agenda de trabalhos cumprida pelo presidente esta semana.

"É bom que o presidente descansa porque a nossa agenda está muito pesada", disse a ministra. Lula começou a semana no Rio e retornou de madrugada a Brasília. No dia seguinte, viajou novamente para o Rio Grande do Sul. Retornou de madrugada e, ontem, deu início cedo às suas atividades --incluindo a viagem a Recife.

"E todos os dias nós ficamos levantando cedo. Tivemos uma agenda pesada em Recife", afirmou a ministra.

Dilma disse, porém, não ver necessidade de Lula reduzir o seu ritmo de trabalho. Ela sugeriu, apenas, que Lula intercalasse semanas de trabalho mais pesadas com outras mais leves. "As agendas do presidente não são como a desta semana. Mas quem trabalha com ele sabe que é um esforço enorme. No passado, chamávamos de rali Paris-Dakar", disse.

A ministra disse não acreditar que Lula vá intensificar o seu ritmo de trabalhos em ano eleitoral. "Eu não acho que o presidente trabalha mais em ano eleitoral do que em ano não eleitoral. Mantemos um ritmo de agenda muito forte. É bom ele fazer uma avaliação de saúde. Mas não podemos dizer que o presidente está doente ou está mal."

Hospital

Dilma relatou que passou a noite no hospital Português, no Recife, onde Lula ficou internado esta noite. Segundo a ministra, o presidente acordou bem disposto por volta das 5h, depois acordou todos os ministros que estavam no hospital --além de Dilma, os ministros Alexandre Padilha e Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social).

Segundo a ministra, Lula participou ontem à noite de jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Pouco depois das 23h, Dilma disse que Lula deixou o local sem jantar porque tinha que embarcar rumo a Davos (Suíça).

Ao entrar no avião, o presidente teve a crise hipertensiva, quando o médico da Presidência da República recomendou que Lula não enfrentasse uma longa viagem de avião.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144483/visualizar/